Concessão da MG-290 e outras rodovias do Sul de Minas ocorre em 08 agosto

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A Concessão da MG-290 irá acontecer em 08 de Agosto, na Bolsa de Valores de São Paulo
A Concessão da MG-290 irá acontecer em 08 de Agosto, na Bolsa de Valores de São Paulo. (Imagem - Reprodução).
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O Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais – Fernando Marcato, confirmou nesta terça-feira (26) que o leilão para concessão da rodovia MG-290, ocorrerá no dia 08 de agosto, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo.

O edital para concessão foi publicado em dezembro de 2021 e o leilão estava previsto para março deste ano, mas a oferta acabou adiada por conta de questionamentos jurídicos e necessidade de “ajustes de preços” após a alta da inflação provocada pelo pós-pandemia e acentuada pela Guerra na Ucrânia.

“O que a gente precisou fazer foi postergar um pouquinho para poder fazer o ajuste nos valores em função dessa escalada de preços”, explicou Marcato durante conversa em uma live com veículos da região.

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Segundo o secretário, o governo está confiante com o sucesso do leilão previsto para agosto. “O mercado já mostrou interesse e agora já estamos na reta final. As empresas estão na fase de preparação de propostas e a gente espera no dia 8 de agosto, agora, … vamos estar na Bolsa de Valores de São Paulo, se Deus quiser, batendo o martelo dessa concessão”, projetou.

Oito rodovias do Sul de Minas serão ofertadas em leilão para administração da iniciativa privada por um período de 30 anos. São elas: MG-290, BR-459, MG-173, MG-295, MG-459, MG-455, CMG-146 e LMG-877. Ao todo, o trecho soma 454 quilômetros de extensão. Como contrapartida inicial, a empresa vencedora terá que investir R$ 1,8 bilhão em infraestrutura.

Para o secretário, a concessão é a forma mais viável de manter as rodovias em bom estado de conservação, já que nesse modelo a concessionária é obrigada a manter um padrão de qualidade e os investimentos independem do caixa governamental que, muitas vezes, pode estar no vermelho.

Ainda segunda Marcato, além de um pavimento melhor, a partir dos investimentos viabilizados pela concessão, os usuários vão contar com itens de segurança banais como melhor sinalização viária, manutenção das margens das pistas, até ações estruturantes que vão remodelar a mobilidade dessas rodovias, como correções de curva, novos acostamentos e ampliação de faixas.

Ao todo, as rodovias concedidas deverão ter nove praças de pedágio. A previsão é que elas comecem a funcionar um anos após a assinatura do contrato. A cobrança preocupa moradores que trafegam diariamente pela rodovias para trabalhar, por exemplo.

Marcato, porém, explica que será criado um mecanismo de decréscimo da tarifa conforme a quantidade de vezes que um mesmo veículo passar pelos pedágios. Ou seja, quanto mais uma pessoa passar por um determinado trecho, menos ela irá pagar.

Enquanto a concessão de rodovias não sai do papel, o governo de Minas tem feito algumas obras paliativas em trechos mais críticos das rodovias. Além de lançar seu programa próprio de recuperação viária, o Provias, que pretende recuperar 2,5 mil quilômetros de pavimento, o governo lançou, há cerca de dois anos, o programa “Abrace uma rodovia”, permitindo que parlamentares pudessem direcionar verbas de emendas para rodovias.

Fonte /Créditos – Rede Moinho 24.

Rodovia MG-290
Rodovia MG-290. Imagem – Divulgação

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