Cooperativa de Crédito é inaugurada em Ouro Fino

0
Cooperativa de Crédito
Cooperativa de Crédito (Foto: Politize!)
Co-Working em Ouro Fino

Hoje (17), foi inaugurada mais uma agência financeira em Ouro Fino: o Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI), que segundo a própria, possui mais de 2.000 mil agências distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal.

Segundo a Prefeitura, estiveram presentes na solenidade de inauguração o Prefeito Henrique Wolf, outras autoridades políticas, econômica, social e eclesiástica, bem como o presidente do Sicredi, Adelar Parmegiani, o qual citou ter certeza que a instituição irá movimentar a economia da cidade, e que logo adiante deverá gerar mais alguns empregos.

Além da Sicredi, há também na cidade outra Cooperativa de Crédito: o Sicoob. Essa concorrência é excelente para a população, a qual irá possuir mais opções de escolha e julgar qual instituição financeira – além dos bancos – irá atender suas necessidades da melhor forma.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Mas o que é uma Cooperativa de Crédito?

Segundo o Banco Central, uma Cooperativa de Crédito é: ” instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados”.

“Uai, não entendi nada essa definição”. Sim, a princípio essa definição pode não parecer esclarecedora. Logo, para ficar mais claro, vamos desenhar, tomando uma agência bancária como referência, analisar como um banco ganha dinheiro e para onde vai o lucro e após, comparar com uma cooperativa de crédito.

1. Como os bancos lucram:

Considere dois personagens: Maria e Jonas.

  • Maria: sempre poupa dinheiro e deixa no banco na forma mais simples e conhecida, na poupança.
  • Jonas: precisa de recursos, seja porque quer abrir uma empresa, ou quer financiar o carro do ano, ou quer empréstimo para pagar suas dívidas, não importa, o ponto é: ele precisa de dinheiro.

Quando Maria guarda dinheiro na poupança, ele não fica lá parado, na verdade Maria está emprestando o dinheiro ao banco, e este vai usá-lo para outros assuntos, como por exemplo, emprestá-lo para o Jonas.

Dessa forma, o banco cobrará juros do Jonas – flecha vermelha – e serão juros altíssimos. E, no outro lado, Maria receberá juros do banco por ter deixado seu dinheiro na instituição e, sim, esse juros que Maria “ganhará” é magro, desnutrido, muito longe do que o banco cobrou do Jonas – flecha azul.

O rendimento da poupança não é devido ao banco ser bonzinho, com seu dinheiro ele está ganhando muito mais grana em outras transações. E tudo certo, é assim que funciona, essa diferença entre as taxas se chama “spread bancário” e é dessa forma que um banco ganha dinheiro.

Esquema didático: spread bancário (Foto: Redação)

2. Para onde vão os lucros obtidos pelos bancos:

Os lucros que os bancos obtêm vão para seus sócios e acionistas – acionistas são pessoas que possuem ações dos bancos na Bolsa de Valores, caso o leitor tenha uma conta em uma corretora de valores, é possível comprar ações de algum banco em um clique, e receber os “dividendos” que a instituição paga aos acionistas, ou seja você receberá um pedacinho do lucro do banco.

Lucro dos bancos são destinados aos sócios e acionistas (Foto: Redação)

3. As Cooperativas de Crédito:

Agora que situou-se sobre os bancos, as Cooperativas de Crédito ficam mais claras: elas são muito parecidas com os bancos, oferecendo serviços simples como:

  • Empréstimos pessoais;
  • Cheques;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Seguros.

Segundo o SEBRAE, as Cooperativas de Crédito se diferenciam dos bancos por, principalmente: terem juros mais baixos nos empréstimos, remuneração mais alta nas aplicações e possuir pouca burocracia na concessão de créditos e prestação de serviços.

Ali, você se torna um associado – e não somente um cliente – ou seja, pode influenciar na gestão da cooperativa através das assembleias. A tomada de recursos, bem como os empréstimos, são geralmente realizados entre os associados da cooperativa.

Tomada e empréstimos de recursos são, em grande parte, realizadas entre os associados. (Foto: Redação)

A cooperativa depende do crescimento da região, do cooperado, para que ela também cresça. Além das vantagens citadas acima, o associado também participa dos lucros da cooperativa, que aqui são chamadas “sobras”, ou seja, se a cooperativa crescer, o associado também ganhará uma parte, proporcional, dessa sobra. E se houver prejuízos, o associado também tomará parte sobre a perda.

As sobras são distribuídas, proporcionalmente, entre os associados. (Foto: Redação)

Espera-se que tenha surgido interesse, e principalmente, dúvidas saudáveis na cabeça do leitor!

Abaixo está um vídeo muito didático, do Banco Central, sobre o assunto:

Vídeo do Banco Central do Brasil sobre “Cooperativa de Crédito”.

AnteriorOuro Fino pode ter três candidatos a Deputado Estadual em 2022
PróximoCasos de Covid-19 em Ouro Fino caem 37% em uma semana