Covid-19: uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório em Minas Gerais

0
Minas Gerais desobriga o uso de máscara de proteção em locais abertos.
Covid-19: uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório em Minas Gerais. Imagem: Reprodução / Google.
Co-Working em Ouro Fino

Na manhã desta quinta-feira o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Beccheretti anunciou para a imprensa o fim do uso obrigatório de máscaras em “espaços abertos” em Minas Gerais a partir de sábado (12). A decisão do Estado foi baseada no atual cenário favorável, tanto no baixo índice de contaminação e mortes, quanto na alta taxa da vacinação entre os mineiros.

“Diante deste cenário que nós estamos vivendo, com projeção de quedas de casos, continua projeção enorme de queda de casos nos próximos dias, diante do fato que estamos há mais de seis meses em onda verde, ou seja, nosso cenário está controlado, com todos indicadores, esses quatro indicadores hoje projetados estão bem, em ambiente controlado, diante da vacinação completa no estado com duas doses acima de 80% e reforço acima de 40%, a recomendação do estado é que cada município possa desobrigar o uso de máscara em locais abertos a partir deste sábado”, afirmou o secretário, durante pronunciamento na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, em Belo Horizonte.

Apesar da desobrigação do uso da máscara de proteção ao ar livre, Baccheretti diz que as pessoas podem seguir utilizando o equipamento caso queiram ou se sintam inseguras. O secretário afirmou, por exemplo, “Aquelas pessoas que estejam com sintomas gripais, ou as mais vulneráveis, ou as que se sentem mais seguras com máscara, não se sintam constrangidos em usar. Eu continuo usando máscara ainda em lugar aberto em Belo Horizonte, mesmo sem a obrigação. Cada um, não se sinta constrangido, a máscara foi muito importante dentro da pandemia e continua. Então, se alguém estiver com gripe, vamos proteger o outro, vá ao trabalho de máscara, na rua fique de máscara. A desobrigação não significa estimulação a retirar a máscara, é apenas as pessoas poderem entender, individualmente e coletivamente, qual que é a melhor ação a ser tomada”.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Vacinação em Minas Gerais

Segundo dados do Governo de Minas, o estado alcançou 86,49% da população de cinco anos ou mais imunizada com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 81,32% com a segunda ou com a dose única. A cobertura da dose de reforço até a presente data é de 45,29%.

Máscara de Proteção
Máscara de Proteção. Imagem: Reprodução / Google.

 

AnteriorEpaço Futsal Eden Clube e São Paulo Futebol Clube promovem avaliação para categorias de base
PróximoPrefeitura alerta população para o aumento dos casos de Dengue em Ouro Fino