Espaço Ubuntu para pratica de capoeira é reinaugurado na manhã deste sábado

0
Chefe de governo Bruno Zucarelli, prefeito Henrique Wolf, Mestre Pardal, diretor de esportes Agnaldo Bruzomolini e os vereadores Paulo Henrique Chiste e Agostinho Muroni descerram a placa de inauguração. (Foto: Luís Guilherme Burza)
Co-Working em Ouro Fino

E uma solenidade nos Lagos dos Palomos foi reinaugurado o Espaço Ubuntu, dedado a prática da Capoeira. Além da solenidade houve apresentação dos alunos de Carlos Rufino de Carvalho, o Mestre Pardal.

A reinauguração contou com a presença do prefeito Henrique Rossi Wolf, dos vereadores Paulo Henrique Chiste e Agostinho Muroni, do chefe de governo Bruno Zucarelli, do diretor de esportes Agnaldo Bruzomolini, do Mestre Pardal entre outras autoridades.

Em seu discurso o prefeito Henrique ressaltou o foco em obras sociais do seu governo. À reportagem do Observatório de Ouro Fino Henrique ressaltou o trabalho da Associação Ubuntu com as crianças e jovens e a importância de um espaço para a prática da capoeira nos Lagos dos Palomos “aqui é um dos locais mais visitados por turistas e por moradores de Ouro Fino e estamos investindo tanto neste local para a prática da capoeira como em espaços para outros esportes” – disse o prefeito.

Assine o Observatório de Ouro Fino

O diretor de esportes Agnaldo Bruzomolini foi na mesma linha do prefeito e disse ter visto com muita alegria a reinauguração do espaço. “Mestre Pardal já da aulas há muito tempo aqui em Ouro Fino, já realizou campeonatos e com este espaço acredito que ele vai desenvolver ainda mais a capoeira em nossa cidade”.

A Capoeira

Mestre Pardal ao falar com nossa reportagem esclareceu dúvidas sobre o esporte. A primeira é que, ao contrário do que muitos pensam, a capoeira não é africana, mas genuinamente brasileira “ela não existe na África, embora tenha sido criada pelos africanos aqui no Brasil”. Ele também explicou que o esporte é tanto uma dança quanto uma luta e nas competições as duas vertentes são levadas em conta.

Ele tem livros lançados sobre o tema, com divulgação em outros países, traduzidos para outros idiomas, incluindo o inglês e o alemão. Em breve estará viajando aos Estados Unidos para divulgar a capoeira, trabalho que faz há anos pelo mundo, levando não só o esporte como também o nome de Ouro Fino.

Capoeiristas jogam no Espaço Ubuntu. (Foto Luís Guilherme Burza)
Capoeiristas faz demonstração no Espaço Ubuntu. (Foto Luís Guilherme Burza)

AnteriorComeça a Feira de Artesãos Mãos de Ouro
PróximoPM Rodoviária prende homem por embriaguez e uso de documento falso