Há 40 anos as mulheres começavam sua história na PMMG

0
A esquerda Cartaz de divulgação das inscrições para a Polícia Feminina e a direita Brasão da Cia Ind de Polícia Feminina
A esquerda "Cartaz de divulgação das inscrições para a Polícia Feminina" e a direita "Brasão da Cia Ind de Polícia Feminina" (Foto: PMMG)
Co-Working em Ouro Fino

Primeiro de setembro de 1.981, essa foi a data em que as mulheres mineiras davam mais um passo rumo a equidade dentro da sociedade. Neste dia, há 40 anos atrás, 112 mulheres iniciavam o  Curso de Formação de Sargentos Femininos.

Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, seis meses após ingressarem, e cumprindo uma grade de diversas disciplinas, as alunas foram promovidas à graduação de 3º Sgt PM Fem, com a formatura sendo realizada na Academia de Polícia Militar no dia 02 de abril de 1982.

Ainda segundo a PMMG, a criação da Companhia de Polícia Feminina, a presença das mulheres tornou a Corporação mais versátil permitindo atuar de forma mais concisa em ambientes onde só era permitida a entrada de mulheres ou em locais com grande afluxo de crianças, mulheres e idosos.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Nessa quarta-feira (01), o governador Romeu Zema sancionou a lei que institui o dia 1º de setembro como Dia do Policial Militar Feminino.

As mulheres na PM no Brasil

O primeiro estado a incorporar as mulheres às Corporações foi São Paulo, com a criação do Corpo de Policiais Femininos, em 12 de maio de 1955 e o último estado foi Roraima, onde as mulheres ingressaram na Polícia Militar no ano 2.000.

AnteriorPrefeitura de Ouro Fino encerra atividades do Centro de Atendimento ao Covid-19
Próximo“Pandu”: incrível exposição de arte acontecendo em Ouro Fino