Internações de crianças pela Covid-19 aumentam no Sul de Minas

0
Internações de crianças por causa da Covid-19 aumentam no Sul de Minas
Internações de crianças por causa da Covid-19 aumentam no Sul de Minas. Imagem - Divulgação/ Unicentro
Co-Working em Ouro Fino

Em reportagem transmitida pelo Jornal da EPTV na região, mostra que as internações de crianças por causa da Covid-19 têm aumentado nas últimas semanas no Sul de Minas. Em Poços de Caldas, por exemplo, três estão internadas na Santa Casa, sendo um recém-nascido. Uma criança aguarda resultado do teste e outras duas já tiveram a confirmação para a doença. Mesma situação acontece em Passos, onde a Santa Casa está com três crianças internadas. Já em Varginha, foram duas em uma semana.

“Hoje o bebê que está internado na UTI neonatal já se encontra fora do aparelho de ventilação, ele chegou pra gente em um estado geral grave, precisou ser intubado, não por pneumonia, mas por uma sepse viral e ele está melhor, hoje a gente já tem uma condição clínica melhor, mais favorável, um bebê que conseguiu superar o quadro clínico, um bebê de 21 dias de vida. A família tinha um histórico de resfriado”, disse Fabiana Schimidt, coordenadora do CTI neonatal e pediátrico da Santa Casa de Poços de Caldas.

A preocupação sobre as internações de crianças acontece porque existem poucos ou nenhum leito pediátrico disponibilizado nos hospitais públicos e também porque a ômicron se multiplica nas vias respiratórias superiores, que são mais estreitas e menos desenvolvidas em crianças mais novas.

Assine o Observatório de Ouro Fino

“A maioria das crianças acometidas vão ter quadros assintomáticos e até mesmo leves, mas a gente tem os estudos até o dezembro, que mostram que o domínio do vírus em crianças é maior do que adultos, então realmente as crianças entram em contato com o vírus e têm uma soroprevalência maior, então elas estão sendo mais infectadas e a letalidade das crianças no Brasil foi de 7%, o que não é baixo, significa que temos casos graves que podem acometer as crianças e levar ao óbito”, explicou a médica.

Minas Gerais tem apenas 78 leitos de UTI Covid pediátricos, sendo que nove já estão ocupados, o que representa 11,54%. Até o momento, 82 crianças com menos de 9 anos morreram em decorrência da doença no estado.

AnteriorConfira a pauta da 01ª Sessão Extraordinária de 2022 da Câmara Municipal de Ouro Fino
PróximoVídeo: Sabadou com Beth Bacana – Especial Ouro Fino na Rede América