Operação da Polícia Federal contra desvio e lavagem de dinheiro em Instituição de Ensino Superior

0
Delegacia de Polícia Federal de Varginha
Delegacia de Polícia Federal de Varginha. Imagem - Reprodução / Google.
Co-Working em Ouro Fino

Nesta terça-feira (8) a Polícia Federal deflagrou a operação “J’Adoube”, que investiga o desvio e a lavagem de dinheiro de Instituição de Ensino Superior em Minas Gerais. Os investigados da ação da PF são a Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) e a Fundação Comunitária Tricordiana de Educação (FCTE).

Dirigentes de uma fundação mantenedora de instituição de ensino superior com diversos campi no estado, estariam desviando valores das mensalidades pagas por estudantes de graduação e especialização há pelo menos três anos.

Foram cumpridos, 16 mandados de busca e apreensão nas cidades mineiras de Varginha, Três Corações, Conceição do Rio Verde, Contagem, Nova Lima e Belo Horizonte, além outras ordens judiciais de apreensão que envolvem pessoas físicas e jurídicas. 

Assine o Observatório de Ouro Fino

A Polícia Federal identificou que a mantenedora devia cerca de R$ 92 milhões à União, divididos em débitos tributários e previdenciários, além de ter dívidas trabalhistas de processos judiciais com trânsito em julgado, ou seja, que não foram pagas. A análise ainda indica que, para o desvio de dinheiro, foram criadas empresas fantasmas.

Os investigados responderão por crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar a 22 anos de reclusão, se condenados.

 

AnteriorSanta Casa Ouro Fino conta com nova equipe de Clínica Médica
PróximoAmostras de DNA podem identificar motorista que morreu carbonizado em Pouso Alegre