Orely Zerbinatti lança publicação contando história da família no Brasil

0
PH Shadow e Orley Zerbinatti. (Foto: Luís Guilherme Burza)
Co-Working em Ouro Fino

Após mais de uma década de pesquisa, o advogado Orley Zerbinati publicou no final de fevereiro deste ano uma publicação contando a história da família dele aqui no Brasil, desde a chegada de seu avô e tio avô vindos da Itália, até os mais novos descendentes.

A ideia de contar a história da família Zerbinatti nasceu inspirada pelo trabalho de João Baptista Prado Rossi que havia escrito um livro sobre os Rossi. Orley então iniciou um trabalho de construir a Árvore Genealógica da família, depois descobrir como vieram para o Brasil de Giuseppe Luigi Zerbinatti e Pia Perazzolli Zerbinatti, avós do autor e patriarcas dos Zerbinatti brasileiros, também pesquisou a história de um tio-avô Felice Zerbinatti que na mesma época imigrou para o Brasil. Também vindo Orestes, tio de Orley, único de sua geração a nascer na Europa.

O trabalho foi árduo no levantamento das informações e especialmente para conseguir imagens dos ancestrais, visto que eles viveram em um tempo quando fotografias eram raras. Mas Orley pesquisou em Ouro Fino e principalmente em Itapira, onde a família inicialmente se estabeleceu e teve seus outros seis filhos, além do já mencionado Orestes, nascido na Itália.

Assine o Observatório de Ouro Fino
Os Zerbinatti, descendentes de Giuseppe Luigi Zerbinatti e Pia Perazzolli Zerbinatti. (Foto: Arquivo familiar)

Aos 90 anos o advogado contou com a ajuda de Paulo Henrique Shadow, o PH, membro da AOLA (Academia Ouro-finense de Letras) que fez toda parte editorial, diagramação, layout, montagem e arte-final da publicação, juntando todos os textos que Orley havia redigido ainda em máquina de escrever, buscar fotos que estavam em fitas de vídeo cassete, recuperá-las. Para o imortal, que é nascido em São Paulo/SP, participar desta publicação o tornou um pouco mais ouro-finense, já que “meu nome estará lá quando os netos dos netos dos atuais Zerbinatti lerem esta publicação” completa PH Shadow.

Para ter acesso à publicação é necessário entrar em contato com o autor ou com Simone Zerbinatti Baganha, filha dele pelo e-mail [email protected].

Orley Zerbinatti e PH Shadow no lançamento da publicação na AOLA, ao fundo Simone Zerbinatti Baganha, filha do autor. (Foto: Negri Baganha)

AnteriorPolícia Militar prende suspeito de tráfico no Jardim Belo Horizonte
PróximoEnchente em Ouro Fino, Defesa Civil recomenda que população ribeirinha se previna