Pouso-alegrense presa por tráfico de drogas na Tailândia é condenada a 9 anos e 6 meses de prisão

0
Pouso-alegrense é presa na Tailândia por tráfico de drogas, onde a pena para o crime pode ser a morte. Imagem: Reprodução G1/Paraná
Pouso-alegrense é presa na Tailândia por tráfico de drogas, onde a pena para o crime pode ser a morte. Imagem: Reprodução G1/Paraná
Co-Working em Ouro Fino

A Jovem de Pouso Alegre, Mary Hellen Coelho Silva, de 22 anos, foi julgada e condenada a nove anos e seis meses de prisão por tráfico internacional de drogas pela justiça da Tailândia. A jovem está presa no país asiático desde o último dia 13 de fevereiro, quando tentava desembarcar no aeroporto de Bangkok com 09 kg de cocaína escondidas em sua bagagem.

Conforme informações do G1 Sul de Minas, a embaixada brasileira em Bangkok foi comunicada por telefone, nesta quarta-feira (11), que a audiência de julgamento de Mary Hellen já tinha ocorrido há alguns dias.

Segundo Kaelly Cavoli Moreira, uma das advogadas de defesa de Mary Hellen, a sentença foi proferida no domingo (8) na Tailândia, mas a embaixada só teria recebido a informação na quarta-feira (11). Já os advogados só tomaram conhecimento da decisão na madrugada desta quinta-feira (12) por meio de um e-mail do consulado brasileiro. As informações ainda são preliminares, uma vez que os advogados aguardam o recebimento da sentença completa.

Assine o Observatório de Ouro Fino

” A gente teve uma pena muito positiva, melhor do que a gente esperava. Nós estávamos contando com 50 anos de prisão, mas já tínhamos descartado a pena de morte e a prisão perpétua. Estamos caminhando para uma pena humana, o mundo precisa ir na contramão de penas desumanas do período da idade média “. afirmou Kaelly.

Desde o fim de 2021, a lei contra o tráfico de drogas mudou na Tailândia. Conforme nova legislação atual, a pena máxima para o tráfico de cocaína no país é de 15 anos de prisão.

Ainda de acordo com a defesa, após ter acesso à sentença, os advogados tentarão a extradição da jovem, para que ela possa cumprir a pena no Brasil.

Relembre o caso

Uma jovem pouso-alegrense foi presa ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Bangkok, na Tailândia, por suspeita de tráfico internacional de drogas. Mary Hellen Coelho, de 22 anos, estava acompanhada de mais dois brasileiros. Segundo o governo tailandês, foram apreendidos 15,5 quilos de cocaína, com valor equivalente a aproximadamente R$ 7,5 milhões. As drogas estavam escondidas dentro das malas.

Mary Hellen Coelho, foi detida ao desembarcar no aeroporto no último domingo (13 de Fevereiro). Ela tinha saído do Brasil pelo aeroporto de Curitiba (PR). De acordo com relatos da irmã mais velha, a jovem conheceu um rapaz do Paraná pelas redes sociais, e que eles haviam planejado de viajar juntos para a Tailândia.

Mary Hellen e um amigo, de 27 anos, chegaram em um voo. Outro rapaz, de 24, chegou em um outro voo, horas depois, e foi preso. Ele também saiu da capital paranaense. Funcionários do aeroporto da Tailândia desconfiaram de itens mostrados no raio-X e as três malas levadas pela jovem de Pouso Alegre e o amigo foram revistadas. Foram encontrados 9 quilos de cocaína em um compartimento oculto. Mais tarde, o outro paranaense, de 24 anos, foi preso com 6,5 quilos de cocaína em duas malas.

No continente asiático a Tailândia é um dos países que pode punir com pena de morte o tráfico de drogas, dependendo da quantidade e circunstâncias em que o crime é cometido.

Mary Hellen em Pouso Alegre Redes Sociais
Mary Hellen em Pouso Alegre. Imagem – Redes Sociais.

AnteriorConfira a relação dos sorteados na Promoção do Dia das Mães pela ACIA de Ouro Fino
PróximoOportunidade de Emprego: Imperial Brasil contrata Ajudante Geral em Ouro Fino