Prefeitura decide preservar Magnólia do Coronel Paiva

0
Magnólia da Escola Estadual Coronel Paiva. (Foto: Luís Guilherme Burza)
Co-Working em Ouro Fino

A prefeitura de Ouro Fino anunciou na manhã desta quarta-feira (19) a decisão de manter a Magnólia localizada em frente a Escola Estadual Coronel Paiva. No começo deste mês foi levantada a hipótese de remoção da árvore centenária, devido a problemas estruturais.

Em entrevista concedida a repórter Maria Eduarda Nogueira, da Rádio Difusora Ouro Fino, o membro do corpo técnico do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) Nelson José Antônio contou que, devido a representatividade da Magnólia para Ouro Fino, foi decidida, após reunião com os membros do Codema e o Conselho de Patrimônio Histórico, a preservação a árvore.

Para evitar os riscos anunciados no início do mês, na mesma entrevista Nelson José Antônio explicou que algumas obras serão feitas, como eliminar o portão de acesso das crianças, será feito um gradil e uma estrutura metálica acompanhando o tronco, que será projetado pela arquiteta Bárbara Cividati, formando então um monumento em torno da árvore, dando sustentação e evitando que ela caia. Além disso haverá um tratamento nos fungos e na copa da planta.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Outra eventual medida que poderá ser tomada, caso a Magnólia venha a morrer no futuro, é que seu tronco seja resinado, ou seja, de qualquer forma ela será mantida no local onde está há mais de cem anos.

AnteriorPost no Ouro Fino Insustentável reclama de calçada na Joaquim Chavasco
PróximoFutebol feminino estreia com vitória no Campeonato Regional de Inverno