Procon multa Empresa Expresso Gardenia por veículos em péssimo estado de conservação

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Expresso Gardênia
Expresso Gardênia (Foto: Reprodução/Google).
Co-Working em Ouro Fino

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MG) determinou que a empresa privada Expresso Gardenia pague uma multa de R$ 301 mil por utilizar veículos com para-brisa trincado, cinto de segurança estragado, banheiro sem água e pneus inadequados.

Em 2020 e 2021, houve índice significativo de reprovação dos veículos da Gardenia em vistorias. Há também autos de infração por descumprimento do quadro de horários e atrasos.

Essas irregularidades configuram como prática abusiva contra o consumidor. De acordo com o Art. 22 da Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990 do Código de Defesa do Consumidor, as empresas devem fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e contínuos aos passageiros.

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A empresa, que está em recuperação judicial, ainda pode recorrer apresentando recurso ou depositando o valor da multa no Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. O Fundo destina seus recursos para projetos de proteção e defesa do consumidor.

Lembrando que há pouco tempo foram espalhados imagens nas redes sociais, onde passageiros do Sul de Minas tiveram que usar guarda-chuvas para evitar as goteiras dentro do ônibus de uma linha da Gardenia.

Passageiros usam guarda-chuvas dentro de ônibus para fugir das goteiras
Passageiros usam guarda-chuvas dentro de ônibus para fugir das goteiras. Imagem – Redes Sociais.

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