Projeto gen-t oferece check-up com exames laboratoriais gratuitos

0
Imagem: Divulgação
Co-Working em Ouro Fino

O Projeto gen-t do Brasil está construindo um banco genético com o objetivo de melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças na população brasileira. Quem participa do projeto doa uma amostra de sangue e realiza diversos exames laboratoriais sem qualquer custo, como hemograma completo, avaliação do colesterol e exames para diabetes, além de aferição da pressão arterial, mapeamento da frequência cardíaca e análise do Índice de Massa Corporal (IMC) e da circunferência abdominal. 

Esses exames oferecem uma avaliação geral da saúde dos participantes, e são tópicos importantes para identificar fatores de risco e detectar doenças. E o melhor: o resultado dos exames fica pronto em até 96 horas. 

O Brasil possui uma das populações mais miscigenadas do mundo, com misturas étnicas que só se encontram aqui. Nosso DNA é único e pode proporcionar descobertas valiosas para a ciência e a saúde. Foi com esse pensamento que a geneticista Lygia Pereira decidiu fundar a gen-t, uma empresa dedicada a construir o maior e mais diverso banco genético da América Latina, a partir da diversidade genética da nossa população.

Assine o Observatório de Ouro Fino

O time do laboratório é responsável pela obtenção e armazenamento das amostras de DNA e plasma compartilhadas por todos os voluntários do Projeto gen-t do Brasil, sob a liderança da bióloga e geneticista Lilian Kimura, que explica: “Muito além de apenas processar o material biológico, é neste espaço que unimos o uso da tecnologia e a expertise de nossos colaboradores para garantir que as amostras obtidas sigam um padrão ouro de qualidade para as mais diversas aplicações de biologia molecular, como a genotipagem em larga escala e o sequenciamento do genoma”. O time do laboratório é essencial para a construção do maior e mais diverso banco genético da América Latina.

O Projeto gen-t do Brasil estendeu a agenda em Monte Sião até julho. Pessoas de Ouro Fino e região podem participar e aproveitar a oportunidade. O projeto está na Galeria Serra Azul, localizada na Rua Maurício Zucato nº 95, ao lado da prefeitura. Para participar, é preciso realizar o agendamento através do link: https://gen-t.science/projeto-gent-do-brasil/?utm_source=crm e atender aos seguintes pré-requisitos:

  • * Ser brasileiro(a);
  • * Ter 18 anos ou mais;
  • * Saber ler e escrever;
  • * Estar de jejum de alimentos há pelo menos 8 horas;

*Responder um questionário sobre a sua saúde.

Além de fazer parte da construção do maior e mais diversos banco genético da América Latina, você tem acesso a exames gratuitos, com resultados em até 4 dias. Ainda faz a aferição da pressão arterial e da frequência cardíaca e mapeia peso, altura e circunferência abdominal – tópicos importantes para avaliar sua saúde, além de auxiliar na detecção de doenças.

Quem participa do projeto recebe acompanhamento por cinco anos sem qualquer custo – com a repetição dos exames e a avaliação de saúde a cada 12 meses. Portanto um dos propósitos da gen-t é ajudar a cuidar da sua saúde! Além dos exames laboratoriais gratuitos, todos os participantes do Projeto gen-t do Brasil recebem um relatório de saúde cardiovascular. Esse relatório avalia o risco que a pessoa tem de desenvolver alguma doença cardiovascular.

Saiba mais sobre o projeto e como participar clicando aqui: https://gen-t.science/pt-br/projeto-gent-do-brasil/

AnteriorCâmara de Ouro Fino realiza 11ª Sessão Ordinária de 2024
PróximoMutirão de emprego em Ouro Fino: confira as vagas