12 de Outubro: Dia de Nossa Senhora da Aparecida

0
Nossa Senhora da Aparecida
Imagem: Divulgação
Co-Working em Ouro Fino

O feriado de 12 de outubro tem uma razão religiosa para existir, dentro da tradição católica brasileira: para a Igreja, a data é dedicada a Nossa Senhora da Aparecida, santa considerada a padroeira do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida é o nome que acabou sendo dado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que teria sido encontrada em outubro de 1717, por três pescadores no Rio Paraíba do Sul em São Paulo.

Como a santa foi “aparecida”, a alcunha logo pegou. O episódio foi considerado um milagre – e logo outros fatos relacionados à santa foram sendo narrados, como a “Santa dos Milagres”. De sorte que a pequena capela originalmente erguida, em 1745, para abrigá-la passou a atrair mais e mais romeiros, e o local aos poucos se transformou em uma cidade, Aparecida do Norte.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A Santa foi nomeada pela Igreja Católica como Padroeira do Brasil em 1930, mas feriado só foi oficializado por lei em 1980.

Em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o dia como sendo dedicado a Nossa Senhora de Aparecida por três fatores:

– pela associação com a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492;

– porque em outubro de 1717 três pescadores encontraram a imagem da Santa que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida no rio Paraíba do Sul;

– e por ser Dia das Crianças.

E consequentemente hoje, devido ao feriado, os devotos podem ir às missas de celebração a Nossa Senhora Aparecida pela primeira vez desde o início da pandemia, os devotos podem ir às missas de celebração a Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

Os fiéis têm que respeitar os protocolos sanitários contra a covid-19. O uso de máscara é obrigatório tanto na Basílica quanto na área externa, assim como distanciamento social. Este ano, as missas acontecem com capacidade reduzida: apenas 2,5 mil pessoas, a Basílica acomodava 35 mil pessoas em tempos normais.

AnteriorPolícia Civil alerta para cuidados com as crianças no trânsito
PróximoPolícia Militar prende duas pessoas, uma delas menor de idade, por tráfico de drogas