21 de Abril – Feriado Nacional

0
Minas Gerais
Bandeira do Estado de Minas Gerais. Imagem: Reprodução
Co-Working em Ouro Fino

O dia da morte de Tiradentes é feriado nacional no Brasil, mas poucos sabem o porquê ou conhecem o resumo de sua história. Joaquim José da Silva Xavier foi morto em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Ele foi enforcado e, depois, esquartejado, por traição à coroa como se fosse um criminoso, mas hoje é considerado um herói brasileiro e símbolo da “Inconfidência Mineira”.

Nascido em Minas Gerais, militar e Dentista, Tiradentes incomodou autoridades coloniais da época por questionar a pobreza da população e a corrupção da época, iniciando um movimento revolucionário em prol da independência do Brasil em relação a Portugal.

Era ele quem saía às ruas buscando adesão da população à Inconfidência Mineira, nome dado ao movimento que acontecia em Minas Gerais.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Delatado por companheiros, passou a ser procurado e foi sentenciado à morte. Em uma manhã, após percorrer uma procissão no centro do Rio de Janeiro, Tiradentes foi enforcado. Contudo, a execução, ao invés de intimidar a população, tornou-se “Mártir”, despertando ainda mais o sentimento de revolta que levou à “Independência do Brasil”.

Tiradentes
Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier. Imagem: Reprodução / Google.

AnteriorPolícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Andradas
PróximoApós dois anos, Jacutinga confirma o retorno do festival Rock in Lago