Amanhã dia 1º de Janeiro é dia de pedir ‘Ano Bom’

0
(Imagem: Reprodução EPTV)
Co-Working em Ouro Fino

Neste domingo, assim como em todo dia 1º de Janeiro, centenas de crianças de Ouro Fino saem às ruas, munidas de sacolas batendo de porta em porta pedindo seu “Ano Bom”. Ainda há tempo para que as famílias comprem doces ou troquem dinheiro para oferecer aos pequenos que certamente estarão em frente a suas casa pela manhã, gritando “Ano Bom!”.

A tradição tem origens incertas. Em uma pesquisa na Internet a reportagem do Observatório de Ouro Fino encontrou algumas explicações de que nas península Itálica e Ibérica já havia a tradição de crianças e adultos pedirem sobras das comidas de Natal às famílias mais abastadas. Ainda hoje em Portugal existem as ‘Janeiras’ onde grupos de pessoas de diversas idades saem a cantar pelas ruas pedindo sobras das festas de Natal. Segundo a Wikipédia atualmente essas sobras são substituídas por dinheiro. Porém entre as Janeiras e o ‘Ano Bom’ existem duas diferenças marcantes: aqui são só crianças que pedem os doces e lá há os cantos, ausentes em nossa tradição. Outra hipótese seria a festa de Cosme e Damião, fruto do sincretismo entre religiões de matriz africana com o catolicismo, onde doces são distribuídos às crianças, porém a comemoração dos santos gêmeos se dá em 27 de setembro e não em 1º de janeiro.

Além de Ouro Fino o hábito de crianças pedirem doces ou dinheiro no primeiro dia do ano também é visto em outras cidades, mas com nomes diferentes, como “Bom Princípio de Ano” ou “Bom Ano Novo”.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Seja como for, na manhã deste domingo a criançada de Ouro Fino vai parar em frente a sua casa e gritará “dá ano bom” ou simplesmente “ano ‘bão”’. Dizem que dá sorte fornecer alguma coisa a estas crianças.

Na pesquisa para esta matéria recebemos um texto do arquiteto ouro-finense Angelo Zucconi. Consideramos por bem publicá-lo na íntegra:

“Em São José do Rio Preto, SP, Tradição antiga entre crianças e adolescentes, o “Bom princípio de ano-novo” permanece como costume da garotada rio-pretense no dia 1º de janeiro.

Em Itapira, SP, uma tradição que remonta seguramente desde os primórdios da colonização portuguesa no Brasil ainda resiste à modernidade, aquela onde crianças saem às ruas batendo de porta em porta dizendo a seu interlocutor “bons princípios de ano” na esperança de ganhar algum dinheiro. Segundo pesquisa feita por A Cidade, este costume tem origem nos chamados países ‘ibéricos”, Portugal, Espanha e Itália. 

Existem tradições relacionadas tanto em Portugal como na Itália.

“Mitos e lendas se misturam na tradição em Abruzzo, Itália: em L’Aquila, por exemplo, até algumas décadas atrás, na noite do último dia do ano, brigadas festivas de meninos iam cantar suas saudações sob as casas, pedindo presentes em troca. Uma tradição muito semelhante caracterizava o município de Castel di Sangro, que recebia o nome de “Matunata” e caía todos os anos na véspera de Ano Novo. Os jovens percorriam as ruas da cidade, cantando uma canção e pedindo presentes e doces em cada casa.” Tem outras referências em Abruzzo.

Na Itália existe a tradição de doar presentes às crianças no dia 6 de janeiro.

La Festa della Befana.

“No dia 7 de janeiro, as crianças da Itália vão para a cama esperando que a simpática velhinha que chamam de “La Befana” as visite como Papai Noel (Babbo Natale) e deixe presentes para aqueles que são bons. A Festa da Epifania, ou “La Befana”, é uma parte importante das celebrações do Natal na Itália. Uma das lendas mais antigas e renomadas da Itália, “La Befana”, é homenageada com eventos especiais em toda a Itália neste feriado. Muitas cidades organizam festivais e desfiles para celebrar La Befana em 6 de janeiro, a Festa da Epifania. Sacramento e outras cidades nos Estados Unidos celebram a “Legend of La Befana” com festivais infantis, incentivando as crianças das comunidades ítalo-americanas a celebrarem juntos esse evento cultural anual. 

No dia 8 de janeiro, La Befana visitará as crianças de Sacramento com sua cesta de moedas de chocolate de ouro e um presente especial para cada criança.  Toda a família está convidada para esta celebração divertida e única, com show “A Lenda de La Befana”, apresentações especiais dos Bailarinos Bambini da Sociedade, feira de livros infantis, artesanato gratuito e muitas delícias e iguarias tradicionais italianas (dolce), biscoitos (biscotti) e panetone!”

“No folclore italiano, a Befana (mais parecida com uma Bruxa) é uma velha que entrega presentes às crianças em toda a Itália na véspera da Epifania (noite de 5 de janeiro) de forma semelhante ao Papai Noel ou aos Três Reis Magos.

A Befana visita todas as crianças da Itália na véspera da Festa da Epifania para encher suas meias com doces e presentes se forem bons, ou um pedaço de carvão ou doce escuro se forem ruins.”

Quando à Portugal, encontrei uma referência em Cabo Verde.

“No norte do arquipélago de Cabo Verde, no Oceano Atlântico, colonizado pelos portugueses, existe a tradição que o dia 31 de dezembro comece com as crianças percorrendo as ruas, de porta a porta, tocando “recordais”, desejando o Bom Ano e recolhendo ofertas.” Não procurei outros em Portugal, talvez esteja com um nome diferente, não sei. Fica em aberto.

AnteriorOuro-finenses ligados ao futebol comentam morte do Rei Pelé
PróximoPolícia Militar prende suspeitos de tráfico no Alto, arma de fogo é apreendida