Câmara aprova por unanimidade a concessão de Abono-Fundeb a servidores de educação básica

0
08ª Sessão Extraordinária de 2021
08ª Sessão Extraordinária de 2021 Imagem - Câmara Municipal de Ouro Fino
Co-Working em Ouro Fino

Na tarde da última terça-feira (13), durante a 08ª Sessão Extraordinária de 2021 realizada na Câmara Municipal de Ouro Fino, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n.º 3.273/2021 que autoriza a concessão do chamado “rateio das sobras do Fundeb (abono)” aos profissionais de educação básica da rede municipal.

Durante a reunião, todos os vereadores presentes se mostraram favoráveis ao projeto de lei. Ao final das discussões, a Câmara Municipal aprovou o projeto por unanimidade.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é o principal mecanismo de financiamento da educação básica pública brasileira. Em 2021, parte desses recursos sobraram nos cofres públicos e, por decisão do Tribunal de Contas Estadual, ficou estabelecido a divisão das sobras do Fundeb aos profissionais de educação básica da rede municipal, chamado de Abono-Fundeb. Entretanto, o valor total do abono não pode ultrapassar 70,1% das sobras financeiras de 2021. Cabe ao Poder Executivo definir, por decreto municipal, o valor que será repassado aos servidores da educação básica.

Assine o Observatório de Ouro Fino
Câmara Municipal de Ouro Fino
Câmara Municipal de Ouro Fino (Foto: Reprodução/Google)

.

AnteriorMinas intensifica campanha para o reforço da vacinação e destaca perigo da Ômicron
PróximoPolícia Militar faz simulação de casos de ataques a bancos em 3 cidades do Sul de Minas