
Nesta quinta-feira (2/11) é o Dia de Finados, feriado em que muitos aproveitam para visitar o túmulo de entes queridos. Além disso, nos dias que antecedem a data, diversas pessoas vão ao cemitério limpar os locais de descanso eterno daqueles que se foram.
Porém nem sempre este cuidado se traduz em respeito pelos túmulos vizinhos ou pelas áreas vias por onde transitam os outros visitantes do Cemitério Municipal de Ouro Fino. O responsável pelo local, Alexandre Carpintieri, contou à reportagem do Observatório de Ouro Fino que nesta quara (1/11) surpreendeu uma pessoa jogando sujeira atrás de um túmulo. Ele diz que ao repreende-la, ouviu que era obrigação dele manter o local limpo.
Alexandre explica que são três funcionários que cuidam do cemitério e que estes três, além de limpar, também são responsáveis por enterrar os mortos, por acompanhar os enterros e, nos dias que antecedem o feriado de Finados, manter o local aberto desde às 6h até 19h.
Ainda no quesito limpeza, o responsável pelo Cemitério Municipal pede que as pessoas não joguem sujeira nos outros túmulos. Ele também diz para os visitantes tomarem cuidado ao ascenderem velas, para que as chamas não provoquem queimaduras nas sepulturas vizinhas
Outros Problemas
Além da questão da limpeza e do cuidado dos visitantes, o Cemitério Municipal apresenta outros problemas como túmulos quebrados, a capela que fica aos fundos do local está mal cuidada, as ruas novas estão precisando de calçamento, há locais com garrafas vazias jogadas no chão, especialmente na parte de trás do local (veja as fotos abaixo).
Com relação às sepulturas danificadas, a reportagem do Observatório de Ouro Fino flagrou duas que chamaram atenção, uma delas, provavelmente vazia, tinha uma garrafa de bebida alcoólica dentro. Em outra uma urna funerária estava exposta (Fotos abaixo).



