Circuito Mineiro de Cafeicultura em Ouro Fino na próxima semana

0
Imagem: Adaptação de Diego André de Brito sobre Convite do Circuito Mineiro de Cafeicultura.
Co-Working em Ouro Fino

Acontece em Ouro Fino na próxima quinta-feira, 28 de setembro, o Circuito Mineiro de Cafeicultura, uma organização da EMATER-MG, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE) e Prefeitura Municipal de Ouro Fino.

Conforme explicação de Mario Weikert, Engenheiro Agronomo da EMATER-MG de Ouro Fino, o evento consiste em palestras voltadas para cafeicultores, com temas mais relacionados à época em que a Circuito ocorre. No caso de Ouro Fino a programação será a seguinte:
13h: Inscrições
13h30: Abertura Solene
Palestras:
14h: Nutrição e Clima na Cafeicultura por Kleso Silva Franco Júnior – EMATER-MG
14h50: Construção da Fertilidade no Perfil do Solo por Rodrigo Borges – Solo Fértil
15h: Crédito Rural – plano safra 2023/24 por André Ribeiro – SICOOB Credivass
15h10: Passo a passo para um café de qualidade por Elter Rodrigues Vieira – EMATER-MG
16h: Encerramento, sorteio de brindes e lanche.

O Circuito Mineiro de Cafeicultura em Ouro Fino tem patrocínio do Café Brasil Fertilizantes, Sicoob Credivass e Solo Fértil Calcário. Além disso conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Fino, Câmara Municipal de Ouro Fino, Agro Júnior Produtos Agrícolas, ASSOPRO -Café Certificado Fairtrade, Bebidas Jota Efe, Biscoitos Catuzo, Café Tradição de Minas, Caminho do Sol Energia Solar, Casa da Lavoura – Santa Rita de Caldas, COMEXIM, Doce Festas, Iconecta, Irmãos Ferreira, Ismael Maquinas Agrícolas, John Deere Maquinas Agrícolas, Plantar Soluções Agrícolas – Distribuidora Bayer, Rádio Difusora Ouro Fino, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Fino e Supermercado GL.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Histórico

O Circuito Mineiro de Cafeicultura começou como Sul-mineiro, na cidade de Lavras, organizado na UFLA Junto com a EMATER, conforme explica o engenheiro agrônomo Mario Weikert. Porém neste início a abrangência se restringia ao entorno daquela cidade.

Com o tempo surgiu a necessidade de descentralização do evento, para que mais cidades do Sul de Minas pudessem ser atingidas. Foi então que Ouro Fino, junto com outras cidades foi escolhida para sediar o evento. Isso durou até 2016, quando houve a ideia de fazer um rodízio entre as cidades. Durante a pandemia o Circuito ficou suspenso e agora em 2023 voltou para Ouro Fino.

Outra mudança ocorrida há cerca de dez anos, foi o aumento da abrangência do evento que deixou de ser restrito ao Sul de Minas e passou a atingir também outras regiões produtoras de café em Minas Gerais.

AnteriorCasal é preso por suspeita de tráfico de drogas
PróximoCâmara Municipal homenageia Conceição Mendonça e Dr. Geraldo Coutinho