Projeto de Lei pode incluir Ouro Fino na Rota do Café

0
Ouro Fino
Ouro Fino visto de cima (Foto: Reprodução/Globosat)
Co-Working em Ouro Fino

Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode alterar a Lei Federal número 14.718/2023 e incluir Ouro Fino na Rota do Café, um caminho que começa na cidade de Patrocínio (MG) e termina em Santos (SP). O autor do projeto é o deputado federal Diego Andrade (PSD/MG), o mesmo autor da Lei que criou a Rota.

A Rota do Café é considerada por lei um Monumento Nacional e, segundo o site do Senado Federal, foi traçada com base no caminho utilizado para escoar a produção de café, com destino ao Porto de Santos e, de lá, para o restante do mundo. Ainda segundo o site da casa legislativa, a justificativa da lei que criou a Rota foi que, com a decadência do Ciclo do Ouro, foi o café que passou a principal atividade econômica de Minas Gerais no século XIX.

Além de Ouro Fino outras 50 cidades também passariam a fazer parte da Rota do Café (ver lista abaixo), que já conta outros municípios, entre eles Varginha, Santa Rita do Sapucaí, e Pouso Alegre. O projeto agora deve passar pelas comissões da Câmara dos Deputados e depois seguir para o Senado Federal. Se aprovado Ouro Fino, assim como as outras 50 cidades passarão a fazer parte da Rota do Café.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A Lei que criou a Rota do Café foi sancionada em 1º novembro de 2023. No dia 13 do mesmo mês o vereador Paulo Henrique Chiste da Silva enviou um ofício ao deputado Diego Andrade solicitando a inclusão de Ouro Fino na Rota. Junto ao ofício o vereador anexou diversos informes sobre a produção cafeeira no município.

AnteriorOuro Fino chega a 135 casos de Dengue
PróximoHomem que alegou ter sido agredido é preso – vídeo mostra reação dele à prisão