Criação de empregos: mulheres ocupam 61% das novas vagas e pessoas 50+ anos são as mais prejudicadas

0
Carteira de Trabalho
Carteira de Trabalho (Foto: Redes Sociais).
Co-Working em Ouro Fino

Neste artigo aqui discutiu-se sobre a criação de empregos no município de Ouro Fino, onde no ano de 2.021 a cidade amargava um dos piores desempenhos na região. Agora, o intuito deste artigo será explorar os dados em uma visão mais próxima, com mais detalhes.

Conforme disponível no Painel do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), serão trabalhadas abaixo três frentes: homem x mulher, grau de instrução e faixa etária. Todas elas dirão respeito a criação de emprego no ano de 2.021, de janeiro a julho.

Homem versus mulher

O Governo Federal disponibilizou dados até o mês de julho, onde foram registradas 1.203 admissões e 953 demissões, fechando em um saldo de 250 novos empregos. Os homens foram mais contratados que as mulheres – 57 contratações a mais – no entanto, elas são bem menos demitidas, com 111 desligamentos a menos que os homens. Com isso, o saldo final de 250 novos empregos é predominado por elas, as quais dominam 61% das novas vagas.

Assine o Observatório de Ouro Fino
Apesar dos homens serem mais admitidos que as mulheres, elas possuem menos desligamentos, isso reflete no saldo final onde as mesmas saem em vantagem. (Foto: Redação – Observatório de Ouro Fino)
Com um saldo de criação de empregos em 250 novas vagas em 2021, as mulheres dominam com 61% desse total, ocupando 152 novas vagas. (Foto: Redação – Observatório de Ouro Fino)

Faixa etária

Já quanto a faixa etária é predominante a admissão de pessoas entre 18 e 24 anos, chegando a 414 admissões nos sete primeiros meses do ano de 2021, o que equivale a 34,4% das contratações totais. Contudo, em valores absolutos, esse mesmo grupo é onde ocorre os maiores desligamentos: 267 desligamentos (28,0%) do total.

Contudo, em questão de saldo, ou seja, na criação de novos vagas, o grupo de 18 a 24 anos é o que mais se dá bem com 147 novas vagas, o que é quase o triplo do grupo segundo colocado (30 a 39 anos: saldo de 54 vagas)

Dois grupos notórios são os da faixa etária de 50 a 64 anos e os de 65 anos ou mais, os mesmos já possuem número de admissões ínfimo, somado a isso, os desligamentos são ainda maiores, o que finaliza com um saldo negativo, ou seja, em Ouro Fino o grupo de pessoas com 50 anos ou mais estão perdendo vagas de emprego.

Admissões versus desligamentos divididos em faixa etária. Jovens de 18 a 24 anos são os que mais são admitidos. (Foto: Redação – Observatório de Ouro Fino)
Saldo de empregos por faixa etária. Pessoas de 50 anos ou mais perderam espaço no mercado de trabalho e os jovens de 18 a 24 anos são os mais beneficiados. (Foto: Redação – Observatório de Ouro Fino)

Grau de instrução

No que diz respeito ao grau de instrução, pessoas com ensino médio completo são predominantes tanto das admissões, desligamento e no mais importante no saldo.

Admissões versus Desligamento por grau de instrução: pessoas com ensino médio completo são as que mais recebem oportunidades. (Foto: Redação – Observatório de Ouro Fino)

AnteriorHenrique Wolf se pronuncia após polêmica envolvendo carros da prefeitura
PróximoApós condenação em 1ª instância, Bem-Te-Vi não comparece à Câmara Municipal