Cuidado com golpe do padrão de luz elétrica

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Padrão de Luz Elétrica.
Padrão de Luz Elétrica. Imagem: Reprodução / Google.
Co-Working em Ouro Fino

Há um novíssimo golpe na praça: o Golpe do Padrão de Luz. Na manhã desta segunda-feira (11) o proprietário do Observatório Gastrobar e Café, Neuber Fisher recebeu uma ligação do número 0800-8781147 e após se apresentarem começa uma história bem interessante.

Durante a ligação eles falaram que o relógio de energia da empresa está cadastrado como residencial, mas deveria estar registrado como comercial e digital. Com isso, a empresa esta sendo multada com um valor de seis mil e quatrocentos reais, e o relógio seria retirado de funcionamento e ficaria de 15 a 20 dias sem poder ser utilizado, caso essa multa não fosse paga. Daí o prazo de desligamento seria no mesmo dia.

O empresário já desconfiando que seria um golpe, então informou à telefonista que não assinou nenhuma notificação e que desta forma não poderá ser cobrado, sendo orientado e ligar ao serviço de outro 0800 para mais informações.

Depois de falar sobre a multa, o valor e a consequência que a pessoa teria recusando-se a pagar o valor solicitado, os estelionatários informam que seria necessário que a vítima entrasse em contato com a Companhia da 4ª Vara Federal para falar com o Dra. Priscila ou com a Dra. Iolanda, por meio do telefone 4003-4594. “Passaram até um número de protocolo. No caso de não haver pagamento, ficara sem energia elétrica”.

O empresário então informou à telefonista que não assinou nenhuma notificação e que desta forma não podera ser cobrado, sendo orientado e ligar ao serviço 0800 para mais informações.

Eles até tentam negociar a dívida, com uma entrada e o restante vai na fatura da CEMIG descontado. Só que detalhe pedem pra fazer uma transferência bancária e mandam encaminhar no e-mail o comprovante de pagamento.

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É muito bem feito o esquema golpista, você liga no 0800 eles atendem como se fossem de uma empresa terceirizada da CEMIG, passem para o mais possível de gente.

CEMIG

Em contato com a CEMIG, a empresa diz que detectou que os criminosos atuam de três formas diferentes em vários estados brasileiros e orientam que, caso algum consumidor receba uma ligação ou mensagem por e-mail ou WhatsApp, procure a delegacia da Polícia Civil mais próxima para registrar um boletim de ocorrência por fraude.

Em relação a isso, a companhia explica que dificilmente notificações de débitos cobrados judicialmente são feitos por telefone – são entregues cartas, muitas vezes em mãos ao devedor.

A Cemig pede também para que os clientes observem os valores e o nome da empresa que emitiu o boleto. O usuário pode acionar a central de atendimento, no número 116, para tirar a dúvida. Além disso, a consulta de valores pendentes pode ser realizada por meio do WhatsApp (31) 3506-1160, Telegram (@cemigbot), por SMS pelo número 29810 ou pelo App Cemig Atende e Agência Virtual.

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