Dengue: Casos disparam em Ouro Fino e prefeitura faz novo alerta nas redes sociais

0
Teste Dengue
Teste Dengue
Co-Working em Ouro Fino

Os casos de dengue disparam em Ouro Fino. Até o final da tarde desta terça-feira (16) foram registradas 32 pessoas com a doença. O número é praticamente o dobro do divulgado ontem, quando foram havia 17 casos.

Devido a este surto de dengue o Setor de Endemias do Departamento de Saúde publicou, no Instagram da Prefeitura um vídeo com diversos alertas à população. Nele a supervisora do setor Elida Medau, explica como as pessoas podem contribuir para conter a transmissão desta doença que pode causar a morte.

O primeiro pedido da supervisora é que as pessoas recebam os agentes de endemias, que visitam as casas periodicamente, fazendo a orientação dos moradores, “eu sei que ás vezes é incômodo, mas o que eles têm a dizer a vocês é muito importante” – explica Elida Medau no vídeo.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Outra recomendação feita pela funcionária da saúde é que a população tome cuidado com locais onde possam acumular água parada, como aquela bandeje de recolhimento da água de degelo que fica na parte de trás da geladeira, tirar os pratinhos das plantas, fazer limpeza de calhas, tampar caixas d’água, cuidar de piscinas, entre outros locais onde possa haver acúmulo de água e o mosquito Aedes aegypt se reproduzir.

Elida e o também supervisor de endemias Paulo César dos Santos, pedem para que as pessoas que tenham suspeita de dengue, que procuram os Postos de Saúde para fazer o teste. Mesmo as que forem no Pronto Atendimento ou médico particular. Elida reforça a importância de se fazer o teste, para que o Setor de Endemias possa fazer o bloqueio de transmissão através do “fumacê” e da ação dos agentes.

O último pedido é os terrenos sejam mantidos limpos, pois terrenos baldios com mato alto acabam sendo depósitos de lixos ou latas que acumulam água e também podem ser criadouros do mosquito da dengue.

AnteriorLiterature-se — encontros literários em Ouro Fino
PróximoPM prende suspeito de tráfico no bairro do Alto