Literature-se — encontros literários em Ouro Fino

0
Ledys Aléxia Maia, pedagoga, letróloga e professora que coordena o projeto Literature-se. (Foto: Luís Guilherme Burza)
Co-Working em Ouro Fino

O Projeto Literature-se, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, promoverá encontros semanais que provocarão reflexões literárias a partir de obras de escritoras e escritores brasileiros consagrados. A proposta reúne leitura e interpretação textual coletiva permeadas por diálogos sobre diferentes temas que perpassam o realismo cotidiano e as muitas vivências humanas (veja a seleção abaixo).

A iniciativa é da Pedagoga e Letróloga Ledys Aléxia Maia, professora que coordena o projeto e sócia proprietária da Casa da Árvore, onde os encontros ocorrerão. Ela explica que a ideia é que cada um dos dez participantes traga a sua interpretação, pois “cada pessoa sente o texto de uma forma”. Ledys continua “o Literature-se será o processo como nós nos apropriamos da literatura a partir destes textos”.

Ainda de acordo com a idealizadora do projeto, o número foi limitado a dez pessoas, em parte por limite do espaço físico, “mas, especialmente, ao pensar que um grupo menor terá também mais intimidade, perpassando a relação que se construirá entre pessoas de diferentes concepções — as mesmas que se apropriarão de cada texto literário à sua maneira”.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Até o momento, 18 pessoas já se inscreveram no projeto, portanto já excedeu o limite inicial para a primeira turma, que deve iniciar as leituras e conversas em 23 de fevereiro. Entretanto, Ledys diz que é possível que se formem outros grupos de estudo. Para se inscrever basta clicar neste link:

Segue a lista de obras abordadas no projeto Literature-se:

-Olhos d’água, de Conceição Evaristo
-Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
-Podem me chamar de louca, de Hilda Hilst
-Laços de família, de Clarice Lispector
-Estórias da casa velha da ponte, de Cora Coralina
-Tudo é rio, de Carla Madeira
-Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade
-Primeiras histórias, de João Guimarães Rosa
-Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo, de Nelson Rodrigues
-Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna

AnteriorChuva forte provoca alagamento no bairro Santo Onofre
PróximoDengue: Casos disparam em Ouro Fino e prefeitura faz novo alerta nas redes sociais