Mercado Ótico: excelente investimento com bons resultados

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Co-Working em Ouro Fino

O mercado óptico no Brasil tem se mostrado um excelente caminho para quem busca investimentos seguros e com bons resultados. Nos últimos anos, esse nicho encontrou uma aceleração frequente na demanda por produtos. Isso mostra o potencial de um setor de amplas oportunidades. Conforme o IBGE, um número aproximado de 100 milhões de pessoas precisa de correção óptica, das quais 68 milhões ainda desconhecem essa necessidade. Segundo uma pesquisa da Abióptica, mais de 70% dos usuários de óculos de grau consideram os óculos muito importantes para o dia a dia.

A moda e a tecnologia foram fatores que elevaram o setor nos últimos anos. Por um lado, houve um avanço no design das armações, criando tendências. Por outro, o desenvolvimento tecnológico das lentes trouxe modelos cada vez mais modernos, como as características antirreflexos e espessuras cada vez mais finas, bem como fluxos de produção automatizados.

Em relação aos hábitos dos consumidores, os fatores que incitam as compras são a necessidade para leitura, trabalho e moda. Além disso, há uma preferência por serviços que praticam bons preços, qualidade de atendimento, vitrines atrativas e variedade de modelos, bem como promoções e brindes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que metade da população do planeta será míope em 2050.

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Mercado óptico cresce em Ouro Fino

De acordo com Maísa Gonçalves de Almeida, chefe de Cadastro e Tributo da Prefeitura de Ouro Fino, existem hoje 13 óticas na cidade. Das 13, apenas 5 são associadas na Associação Comercial, Industria e Agrícola de Ouro Fino (ACIA).

Nossa reportagem conversou com a empresária Andrea Ramalho Guimarães, proprietária da Ótica Paris, para entender esse “boom” no aumento de óticas na cidade.

Questionada sobre como vê esse crescimento, ela é enfática: “Isso é ótimo, quanto mais óticas tiverem, melhor. É tão engraçado falar isso, mas com o aumento da população que hoje está envelhecendo com mais qualidade de vida e precisando mais de óculos, quanto mais concorrente, maior a valorização do trabalho. Antes, a cada 10 clientes, eu vendia 8 para adultos e 2 para crianças, mas de 2022 para cá, a cada 10 clientes, vendo 5 para adultos e 5 para crianças. Atualmente, a recomendação dos pediatras é levar a criança a partir de três anos ao oftalmologista, porque com essa idade já estão com alergia, coceira, já estão graduados, principalmente devido ao uso do celular.  Por isso que foi desenvolvido a tecnologia Blue Filter, que é o antirreflexo recomendado para as telinhas, o que ajuda muito.”

Clínica Móvel de Oftalmologia gratuita em Ouro Fino

Há um tempo atrás, as consultas ao oftalmologista eram mais restritas. Em 2023, a cidade contou com consultas gratuitas, no mutirão de consultas oftalmológicas, realizado duas vezes na cidade. De acordo com o Diretor de Saúde do Município de Ouro Fino, Francisco Ceccon, o Chico da Farmácia, foram oferecidas 2 mil consultas.

            Andrea ressalta a importância deste mutirão: “Ajuda as pessoas a terem mais acesso ao exame. Houve 40 consultas por dia em cada bairro. No mês que aconteceu esse mutirão, nossa loja vendeu o dobro. O pessoal não pagou a consulta e pode investir nos óculos e em uma lente melhor. Isso faz toda a diferença.”

Em janeiro deste ano já tivemos o primeiro mutirão de consultas.

Oportunidade de trabalho

            O mercado ótico oferece uma excelente oportunidade de trabalho com piso salarial diferenciado, mas nem todos conhecem essas informações. Andrea destaca como é difícil achar mão de obra especializada: “quem entra no ramo de ótica não sai mais. O pessoal do ramo fala que está mais difícil mão de obra especializada, pois é a mais complexa. Se as pessoas soubessem de tal informação, iriam fazer um curso técnico, pois não basta ser atendente ou vendedor, precisa ter conhecimento específico na área. Quem estudar e começar a trabalhar em uma ótica, só tende a crescer.” Andrea relembra que seu curso durou 5 anos, com aulas práticas. “Hoje não tem isso, ficou muito mais fácil e o pessoal não tem essa visão ainda, não enxergou a oportunidade. A pessoa que se especializa, nunca fica desempregada.”

Ótica Paris

Andrea relembrou o início no mercado ótico: “Eu sempre gostei de animais, amo animal até hoje. Primeiro trabalhei na Ótica Prado, por 8 anos. Depois, trabalhei na Clínica Ouroclin com um oftalmologista. Comecei a fazer o curso para auxiliar de oftalmologia em São Paulo, que me abriu um leque de oportunidades. Nessa mesma época eu cursava optometria e continuei trabalhando na clínica. Quando me casei e já estava tranquila, pensei em abrir um pet shop. Meu marido foi o primeiro a dizer que eu estudei, me formei, ralei, e que o que eu sabia fazer de melhor era trabalhar em ótica. Então ele comprou o ponto para eu montar a ótica. Isso foi em outubro de 2012. O primeiro ano foi difícil, porque já tinham as outras óticas, os clientes eram fiéis, no começo foi preciso trabalhar para abrir o mercado. Já no segundo ano, as pessoas começaram a conhecer a ótica e então a cada ano conquistamos cliente novos, com bom atendimento e promoções. 80% dos clientes já são fiéis e confiam no nosso trabalho. Nesse ano a clínica completa 12 anos e para mim, melhorou muito.”

Uma das promoções diferenciadas na Ótica Paris é a lente Varilux com 50% de desconto. “Há anos existe tal promoção. É uma lente diferenciada, digitalizada, que custa no mercado R$ 2.200,00. Em nossa ótica, o cliente paga R$ 1.100,00. Para ter o desconto, é necessário fazer um cadastro do cliente para gerar um cupom. Esse cupom irá para o e-mail do cliente. É necessário a confirmação desse e-mail com o número do cupom e da garantia para gerar o pedido. Nem todas as óticas oferecem essa promoção e muitas vezes encaminham o cliente para cá.”

            Além do ótimo atendimento personalizado para cada cliente, Andrea é muito dinâmica e antenada nas novidades que chegam toda hora. Inclusive, todo ano marca presença na Expo Óptica, maior feira do Brasil com todos os lançamentos de lente e armação. “A parte da manhã é destinada para aprendizado com palestras, à tarde são aulas sobre os lançamentos, e por fim, o desfile. Todas as óticas recebem credenciais. Eu levo sempre minhas colaboradoras. Isso faz toda a diferença, você ganha todas as amostras de lentes, fora a presença das celebridades que assinam as coleções e que nos recebem com muito carinho.” Andrea revela que a marca da Ana Hickmann é a mais cara e mais vendida hoje no mercado. “As pessoas entram na loja já perguntando dos modelos da Ana.”

A Ótica Paris fica na rua Treze de Maio, 221, no centro de Ouro Fino. Telefone e WhatsApp 35-99935-5030.  Sinta-se em casa com o melhor atendimento da cidade.

Pelos olhos de um oftalmologista

Nossa reportagem conversou com Dr. Paulo R. F. Macedo, oftalmologista há 48 anos, os primeiros 3 anos exercendo a profissão em São Paulo, sua cidade natal, e 45 anos em Ouro Fino. “Meu pai era oftalmologista, professor em São Paulo e toda minha formação foi feita lá, inclusive minha residência. Ele me ajudou muito, mas quando eu comecei trabalhar, eu vi que não tinha como concorrer com meu pai, pois enquanto ele fazia 25 consultas por dia, eu fazia uma por semana. Acabei vindo para Ouro Fino e estou aqui há 45 anos. Sou cidadão ouro-finense, minha decisão foi a mais feliz, meus filhos cresceram aqui eu devo muito para essa cidade.”

Nesses 45 anos atendendo em Ouro Fino, dr. Paulo diz que aumentou o número de pessoas que precisam de correção. “Muitos precisam em decorrência do uso do celular que lamentavelmente é um bem, mas é um mal também porque as pessoas não sabem usar. Li uma reportagem em uma revista médica dizendo que a grande maioria dos jovens será míope, porque ficam muito tempo com celular e isso para vista é muito ruim, pois força muito. Além disso, os meios de comunicação hoje exigem muito da gente: ou você está no computador, ou no celular ou na televisão, o dia inteiro. Você se obriga a usar os olhos para tudo. Antigamente não tinha televisão e muitos não sabiam ler”.

 Ao questionar o oftalmologista se existe algo que possa amenizar a situação, ele é enfático na resposta: “não, porque hoje o celular é uma realidade. Ele veio para ficar. Raramente você recebe um cheque, quase não existe mais dinheiro em mãos. A maioria das pessoas só usa o celular, ele faz tudo e cada vez mais ele se torna uma peça fundamental. Não há como reverter esse processo.”

            Dr. Paulo afirma que não gosta de celular nem de computador, é avesso a tecnologia. “Eu sou obrigado a trabalhar com ele porque minhas fichas estão todas no sistema. Mas durante seguramente 40 anos, eu trabalhava com ficha, receitas à mão. Hoje não existe mais. Todo mundo faz receita no computador e é perfeita, sem margem de erros.”

            Dr. Paulo relembrou que na gestão do prefeito Maurício, a pedido do mesmo, ele atendeu pelo SUS, 40 pacientes por mês, sem fazer diferença dos que eram atendidos em sua clínica. Uma curiosidade sobre o oftalmologista que provavelmente muitos nem saibam é que ele realizava palestras sobre drogas, educação sexual, e ainda fazia curso de noivos, 2 vezes por ano. Tudo isso foi motivação para que há 5 anos atrás, Dr. Paulo recebesse o Título de Cidadão Honorário Ouro Finense pela Câmara Municipal.

Expectativas e tendências para 2024

As tendências de 2024 podem ser vistas em breve na Expo Óptica Brasil, evento programado para ocorrer entre os dias 10 e 13 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é excelente para o consumidor que busca produtos de alta qualidade, com foco em marcas e valores transparentes. Então, explorar boas práticas de governança é essencial.

As informações sobre o evento e os serviços oferecidos já estão disponíveis no site oficial.

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