Eleições 2022: Título de eleitor pode ser tirado pela internet; saiba como fazer

0
Título de Eleitor
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Co-Working em Ouro Fino

O título de eleitor pode ser emitido se você possui 16 anos ou mais, de forma gratuita, no Portal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na plataforma chamada Título Net.

Como determina a legislação, quem ainda não tirou o título tem até o dia 4 de maio (data final). Quem não tirar o título até este prazo, vai perder a chance de votar nas “Eleições de 2022” que acontecem no dia 2 de outubro.

Como Solicitar

Para tirar o título de eleitor, é necessário um comprovante de residência atualizado, documento de identificação oficial com foto e certificado militar. Essa exigência vale apenas para homens que têm entre 18 e 45 anos. 

Assine o Observatório de Ouro Fino

Preencha os dados solicitados e, com o celular, tire uma foto do comprovante de residência e do documento de identificação (frente e verso). Você vai precisar também fazer uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

O requerimento pode ser acompanhado pela própria plataforma Título Net. Quando a solicitação for concluída, o eleitor tem a opção de baixar a versão digital do documento, através do aplicativo e-Título, disponível nas lojas Google Play ou App Store. A versão digital serve como documento oficial e poderá ser apresentada ao mesário no dia da eleição.

Passo a passo

Entre no Portal do TSE (clique aqui) e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições”

Procure o menu “Título de Eleitor”, em seguida acesse “Como tirar o seu Título”

No final da próxima tela, vá no menu “Iniciar seu atendimento a distância”

Selecione o estado, conferir a lista de documentos necessários (que já foram citados aqui no começo desta matéria) e clicar em “Próximo”

Na tela de identificação, você deve escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”

Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios

Envie as fotos dos documentos e tire uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto e finalize o processo.

Como regularizar seu título

Em regra, para que a situação eleitoral esteja regular você não deve se enquadrar em nenhuma causa de cancelamento (faltar à revisão de eleitorado, por exemplo) ou de suspensão dos direitos políticos (condenação criminal definitiva, cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado, improbidade administrativa, conscrição, etc – Constituição Federal, arts. 15 e 14, § 2º).
Clique para consultar sua situação eleitoral.

Para ter quitação eleitoral, você deve estar com o voto em dia, ter justificado as ausências e atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesária ou mesário, por exemplo) ou ter pagado as multas que tiverem sido aplicadas.

Se tiver multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, você deve emitir o boleto para pagamento no site do TSE por meio do serviço “Consulta de débitos do Eleitor”, em: Quitação de multas.

Dúvidas

Em caso de dúvidas ou maiores informações, entre em contato com o Cartório Eleitoral de Ouro Fino e Inconfidentes pelo telefone: (35) 3441-3788, no horário de funcionamento das 12h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira.

AnteriorCerca de 5 milhões de mineiros estão com a dose de reforço atrasada
PróximoSem acordo entre professores e governo de Zema, greve continua