Difusora Ouro Fino exibe entrevista concedida por Zagallo ao advogado Geraldo Affonso

0
Zagallo (à esq) e Geraldo Affonso) (à dir) (fotos: reprodução - Luís Guilherme Burza - Arte: Diego André de Brito)
Co-Working em Ouro Fino

A Rádio Difusora Ouro Fino exibiu nesta segunda-feira (8) a reprise de uma entrevista concedida pelo tetracampeão mundial Mário Jorge Lobo Zagallo ao programa Microfone Aberto, apresentado pelo advogado Geraldo Affonso. A entrevista gravada e exibida originalmente no ano de 2010 foi reprisada em homenagem ao ex-jogador e ex-técnico, que morreu na última sexta-feira (5) no Rio de Janeiro.

Doutor Geraldo Affonso entrevistou Zagallo pouco antes da Copa do Mundo da África do Sul em 2010. O advogado e apresentador do programa Microfone Aberto conseguiu o contato com Velho Lobo através de uma irmã que conhecia uma pessoa do convívio do tetracampeão. A gravação foi feita na casa do entrevistado, no Rio de Janeiro.

Durante a entrevista, que durou cerca de 40 minutos, dr. Geraldo Affonso abordou toda a vida de Zagallo, desde o início de sua carreira no Derby Clube, antes mesmo da construção do Estádio do Maracanã, chegando no América Futebol Clube do Rio de Janeiro onde começou sua carreira profissional, revelando seu time de infância, o próprio América do Rio, e os times para os quais passou a torcer depois de jogar por eles, o Flamengo e o Botafogo.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Gols mais importantes

Zagallo falou também das duas copas em que foi campeão como jogador, considera que os dois gols mais importantes da carreira dele foram o quarto gol da final contra a Suécia em 1958 e o primeiro diante do México, quando o Brasil desempatou o jogo que estava em zero a zero, em 1962 aos 12 minutos do segundo tempo.

Melhor seleção de todos os tempos

Depois dr. Geraldo Affonso abordou o período que Zagallo foi técnico de futebol, já perguntando sobre a Copa de 1970, quando o ele substituiu João Saldanha, técnico que classificou o Brasil para a Copa do México. O Velho Lobo então começou a explicar as mudanças táticas que fez na seleção, em relação ao seu antecessor. Para o entrevistador, aquela seleção foi a melhor de todos os tempos, no que concordou o entrevistado, mas que colocou ao lado a de 1958.

Ídolo

Como ídolo Zagallo revelou que, na infância viu um dos grandes jogadores da história do futebol brasileiro, Leônidas da Silva jogar, mas que quem realmente despertou sua admiração foi aquele com quem jogou e posteriormente foi técnico ele cita o Rei Pelé. “Ele foi o máximo que eu vi dentro do futebol”. Ao comparar com o argentino Maradona, Zagalo é enfático, “apesar do Maradona ter sido um jogador excepcional, para mim Pelé e Garrincha estão acima”.

Final de 1998

Mas a entrevista não abordou só vitórias e temas agradáveis, Geraldo Affonso pergunta também a Zagallo sobre a fatídica final da copa de 1998, quando o Brasil foi derrotado por 3×0 para a França. O advogado quis saber o que houve com Ronaldo Nazario, no Stade de France. Zagallo contou a versão que hoje é conhecida por todos, que o Fenômeno teve uma convulsão no dia do jogo, logo após o almoço, foi para uma clínica, havia sido cortado, mas quase na hora do jogo, Ronaldo disse que tinha condições de jogar e acabou sendo escalado.

E entrevista termia com dr. Geraldo Affonso perguntando a Zagallo o que ele achava do então técnico da Seleção, o ex-jogador Dunga. O Velho Lobo criticou o fato de Dunga ter começado direto na Seleção, sem ter passado por clubes antes, e também por ter tido problemas com a imprensa. Mas elogiou a campanha que, até então, ele conduzia a frente do time, que acabou eliminado pela Holanda nas Quartas de Final. Zagallo finaliza dizendo que foi uma satisfação ter falado com o povo de Ouro Fino,

AnteriorJaneiro Branco: conscientização sobre saúde mental
PróximoLuiz Gonzaga, que iniciou a carreira em Ouro Fino, entra para Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria