Filas menores neste segundo turno em Ouro Fino

0
Eleitores na E.E. Coronel Paiva, por volta das 9h. Movimento menor que no primeiro turno. (Imagem: Luís Guilherme Burza)
Co-Working em Ouro Fino

Como era de se esperar neste segundo turno das eleições o movimento nos locais de votação foi bem menor do que o visto no dia 2 de outubro. Ainda assim os eleitores se concentraram na parte da manhã, como costuma acontecer e na parte da tarde as escoas ficaram vazias.

No primeiro turno, além do presidente da república, as pessoas aptas a votar também escolheram deputado estadual, deputado federal, senador e governador, o que tornava mais longa a permanência na cabine de votação e por consequência filas maiores se formavam. Neste domingo (30) com o cargo de presidente de república, disputado pelos dois mais votados no início do mês, a espera foi bem reduzida.

Os mesários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral ouvidos pelo Observatório de Ouro Fino relataram não ter havido qualquer incidente durante o período de votação, o mesmo disseram os policiais militares que faziam a segurança externa das escolas. O juiz eleitoral Napoleão da Silva Chaves, que é titular do Juizado Especial da Comarca de Pouso Alegre e excepcionalmente foi designado para conduzir a eleição aqui em Ouro Fino, confirmou as informações dos mesários e PMs “está mais tranquilo que no primeiro turno, em todas as seções”, sobre eventuais conflitos entre simpatizantes dos dois candidatos, dr. Napoleão Chaves informou também não ter havido problemas “apesar de ser uma eleição bastante polarizada, graças a Deus isso não se refletiu na eleição, não houve nenhum embate ou confronto entre os eleitores, esta questão da polarização ficou circunscrita aos debates e discussões antes do pleito”.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A votação termina as 17h, porém se houver fila neste horário os mesários distribuem senhas aos presentes e a urna só será encerrada após o último eleitor votar. Quem chegar depois não recebe senha.

Apuração

Terminada esta etapa as urnas são encaminhadas para a sede da 199ª Zona Eleitoral, onde os votos de Ouro Fino e Inconfidentes são apurados e enviados para o TRE em Belo Horizonte, lá somam-se aos votos de todo o estado de Minas Gerais e encaminhados ao TSE em Brasília para a totalização. Estima-se que o presidente eleito ou reeleito seja conhecido quando cerca de 85% das urnas de todo o Brasil estiverem apuradas, o que deve ocorrer por volta das 19h, se não houver imprevistos.

Logo mais você confere aqui no Observatório de Ouro Fino o resultado de Ouro Fino, Inconfidentes, Minas Gerais e nacional.

AnteriorEsporte: Ouro Fino vice-campeão de Futsal Sub-11. Confira outras notícias esportivas
PróximoMesmo perdendo em O. Fino, Lula tem votação histórica na cidade. Apoiadores comemoram vitória