Mesmo perdendo em O. Fino, Lula tem votação histórica na cidade. Apoiadores comemoram vitória

0
Direção do PT e apoiadores comemoram na Av. Delfim Moreira. (imagem Luís Guilherme Burza)
Co-Working em Ouro Fino

Terminada a apuração do segundo turno neste domingo (30) em Ouro Fino, com era esperado, o candidato a reeleição Jair Messias Bolsonaro obteve a maioria dos votos, com 12.819 (67,62%) eleitores digitando o 22. Porém Luís Inácio Lula da Silva, vencedor no âmbito nacional, mesmo tendo conseguido menos da metade deste total, 6.138 (32,38%), obteve a maior votação que o PT conseguiu na cidade, segundo o presidente da legenda Kleber Hartung. Após anúncio oficial da eleição simpatizantes do agora presidente eleito se juntaram para festejar sua vitória

O resultado final deu vitória ao petista por uma pequena margem. Lula conseguiu 60.345.999 votos (50,90%) enquanto Bolsonaro ficou com 58.206.354 (49,10%). Nesta eleição ficou mantida a tradição de que aquele que vence em Minas vence também nacionalmente. Aqui em nosso estado Lula teve 6.190.960 votos (50,20%). Bolsonaro, mesmo com o apoio do governador reeleito Romeu Zema, ficou em segundo lugar com 6.141.310 (49,80%). A margem foi ainda menor que o resultado geral.

Apesar de ter menos votos em Ouro Fino, de acordo com Kleber Hartung, presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) de Ouro Fino, a votação obtida neste segundo turno foi histórica, a maior já recebida pela legenda na cidade. No primeiro turno, explicou Hartung, a votação de Lula já havia sido recorde. Antes deste ano o maior número de votos recebidos por um petista em Ouro Fino havia sido em 2004 quando o Paulo César Araújo foi candidato a prefeito e não chegou a atingir cinco mil votos.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Com o anúncio da vitória, dezenas de apoiadores de Lula se juntaram para comemoração, em duas festas separadas, uma que poderia ser chamada de oficial, planejada pela direção do PT, na Avenida Delfim Moreira e outra espontânea, no final da Avenida Guarda Mor Lustosa. Esta segunda havia sido originalmente planejada celebração de Bolsonaro, caso ele tivesse sido reeleito, mas com a vitória de Lula o local começou a encher de pessoas vestidas de vermelho, com bandeiras do candidato petista, e num espírito democrático, os organizadores decidiram deixar que os adversários festejassem. O movimento no local permaneceu até após a meia noite.

Comemoração na Guarda Mor Lustosa. (Imagem: Luís Guilherme Burza)

Luiz Inácio Lula da Silva deve assumir a presidência em seu terceiro mandato em 1º de janeiro de 2023, ele foi eleito pela primeira vez há 20 anos, em 2002, foi reeleito em 2006, e deixou a presidência em 2010. Há quatro anos foi preso em processos da Operação Lava Jato, conduzidos pelo então juiz Sergio Moro, hoje senador eleito pelo Paraná. Ano passado os processos contra ele foram anulados, alguns por incompetência de lugar (deveriam ter sido julgados em Brasília, não em Curitiba) outros por Moro ter sido considerado suspeito. Com isso Lula voltou a condição legal de inocente e pode concorrer na eleição deste ano.

AnteriorFilas menores neste segundo turno em Ouro Fino
PróximoMina dos Lagos dos Palomos interditada para consumo Humano