Guia para o proprietário de imóvel para locação

0
Evite dores de cabeça na hora de locar um imóvel (Imagem: Pixabay)
Co-Working em Ouro Fino

Trabalhar com imóveis alugados é uma tarefa que exige muito cuidado e atenção, principalmente quando o proprietário ainda não tem experiência no assunto. Se a concorrência no mercado não bastasse, disponibilizá-la requer muita pesquisa, conhecimento, tempo e até distância emocional. 

Se você está nessa situação ou planeja alugar sua propriedade, existem algumas dicas sobre como alugar uma casa que pode transformar a tarefa em um procedimento mais simples, mais rentável e mais seguro para muitos proprietários. 

Para muitos proprietários, o segredo para um processo de aluguel sem problemas está na aprovação do inquilino. O cuidado vai muito além do habitual acordo de preços, é necessário verificar o histórico patrimonial das partes interessadas.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Antes de finalizar o contrato, consulte os inquilinos e imóveis previamente alugados sobre os arranjos e a rotina de pagamento do futuro inquilino. Uma medida de precaução adicional é o requisito de possuir documentos originais de identidade, comprovante de renda e propriedade pessoal do inquilino (com cópias em arquivo), a fim de evitar falsificações e o risco dos chamados o nome está sujo ou sem consentimento para registro. Sempre verifique se há dúvidas, pois o proprietário do imóvel tem o direito de exigir algum tipo de garantia de pagamento no final do contrato. Nesse sentido, você pode escolher entre modalidades como:

Fiador: É a garantia de pagamento mais usada no aluguel de apartamento em Santos e outros grande polos imobiliários. Nesse caso, o garantidor compromete-se a pagar o aluguel legalmente se o inquilino não o fizer. É importante prestar atenção à documentação fornecida pelo garante para evitar falsificações; 

Depósito: Nesse modo, o inquilino fornece dinheiro como garantia. O depósito geralmente deve ser o equivalente a três prestações de aluguel, depositadas em uma conta de poupança em nome do proprietário do imóvel. No final do período de locação, se os pagamentos forem válidos, o valor dado como garantia será devolvido ao ex-inquilino; 

Seguro-fiança: O serviço é contratado pela seguradora que se encarrega de cobrar ao locatário do imóvel uma mensalidade para cobrir eventuais atrasos ou atrasos no pagamento da renda.

Realizar a divulgação, saber as regras contratuais e burocracia são fatores que podem ser simplificados se você contar com a ajuda de especialistas na área. Portanto, buscar agentes imobiliários ou corretores pode ser uma grande característica distintiva de todo o processo e, ao comprar imóveis para alugar, é apoiado pelo conhecimento do mercado imobiliário com a ajuda de especialistas.

Procedimentos, mudanças de tendências, regras e reajustes de preços agora são compreensíveis e os detalhes melhor avaliados, reduzindo o risco de danos ao seu negócio e ao próprio imóvel.

Ao alugar esse tipo de serviço, descubra as taxas cobradas por cada profissional, o valor da comissão e, acima de tudo, não efetua pagamentos antes da assinatura do contrato. O contrato de locação é o único documento capaz de fazer cumprir todas as regras e contratos estabelecidos durante as negociações. O registro deste documento é necessário.

O contrato de arrendamento deve ser averbado no registo predial, pois só assim todas as cláusulas escritas entram em vigor, sem risco de serem canceladas ou desconsideradas posteriormente. Outra observação diz respeito aos termos do arrendamento. No caso de arrendamento de imóvel, o prazo mínimo é de 30 meses, ou seja, dois anos e meio. Se o contrato for rescindido antes da data programada, tanto o locador quanto o locatário serão cobrados com uma multa de rescisão – que pode ser cancelada com a inclusão de uma cláusula de rescisão. 

No caso de arrendamento de imóvel comercial, não existem datas pré-determinadas, na disponibilização de um imóvel para arrendamento, a finalidade do arrendamento de casa ou apartamento é bem definida: o contrato deve ser para arrendamento comercial ou residencial?

Todas as informações negociadas devem ser bem explicadas a ambas as partes e registradas no contrato. A tutela garante que posteriormente o inquilino não conteste a validade do documento em juízo, argumentando que de fato os contratos negociados e os direitos eram diferentes. 

Uma dica para conseguir um bom negócio e sucesso em todas as etapas do processo de aluguel de imóveis é: fique atento a todos os detalhes do aluguel. Conheça seus inquilinos, entenda o contrato, avalie as condições de pagamento e atue com cuidado e responsabilidade. Portanto, alugar casas e flats torna-se uma tarefa muito mais simples e, acima de tudo, mais lucrativa.

Gostou deste artigo? compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas conheça, o guia para o proprietário de imóvel para locação!

AnteriorParóquia de S.F. de Paula e N.S. de Fátima comemora 275 anos com presença de arcebispo – vejas as fotos
PróximoAOLA promove 1ª Expo Letras Ouro Fino