Médica cria projeto para idosos do bairro do Alto

0
Dra. Carolina de Castro Almeida. A médica é a criadora e idealizadora do Projeto.
Co-Working em Ouro Fino

Na tarde desta quinta-feira (27), o projeto “Trazendo a Memória, Restaurando Vidas” realizou o “Arraiá du Arto” para os idosos acima de 55 anos, no salão de eventos da Associação dos Moradores do Bairro do Alto (AMBA). O evento contou com comidas típicas, bingo, brincadeiras, dança e muita alegria.

Dra. Carolina de Castro Almeida, médica da saúde da família, mudou para Ouro Fino com a família e atualmente trabalha na UBS Pastor Douglas. Ela é a autora do projeto e falou sobre como surgiu a ideia: “eu criei pensando nos idosos do bairro do Alto e implementei na UBS Pastor Douglas onde trabalho. Os encontros acontecem todo final de mês, geralmente na última quinta-feira e tem o objetivo de promover a interação entre os idosos e entre eles e a nossa equipe. É um momento de diversão, onde trabalhamos também a coordenação motora, dança, ativação da memória, para restaurar essa identidade que eles perderam ao longo do tempo, porque hoje o idoso é deixado de lado porque ele não é voto mais, infelizmente eu tenho que falar isso. Eles ficam esquecidos à margem da sociedade, porque eles não têm disposição, não tem mais a mesma mobilidade para chegar aos lugares.”

Sobre o evento deste mês, o tema escolhido foi “Arraiá” porque é o mês de festa junina, cada mês tem o seu tema. Em maio foi “Caminhos da Vida”, onde foi apresentada a palestra ‘Qual caminho você escolhe: o da solidão e tristeza, ou o caminho da alegria e disposição?’ Dra. Carolina continua explicando: “todo mês é diferente. Nunca são as mesmas brincadeiras. Já tivemos sessão de cinema.” Os encontros mensais do projeto estão acontecendo desde janeiro deste ano.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A doutora também relata que isso não seria possível se a sua equipe não se empenhasse tanto, não se dedicasse horas ao trabalho porque este projeto não é apenas o dia do encontro mensal, tem todo um preparo anterior desde avisar aos moradores do bairro, fazer a decoração e preparar as comidas. “Elas são muito importantes, a ideia foi minha, eu elaborei o projeto, mas sem elas isso não seria possível, porque me acolheram de uma forma muito especial e abraçaram esse projeto fazendo com que a realização dele alcançasse o sucesso com a nossa população idosa, sem elas isso não seria possível.”

A equipe é composta pelas agentes comunitárias de saúde: Vanelise Crestani Diogo, Dafiny Isadora Brionis da Costa, Yasmin Goncalves de Almeida, Andressa de Freitas Silva, Sarah Brandão Leite e Janayna dos Santos da Silva; pela recepcionista Isadora Cristiane de Oliveira; a enfermeira Patrícia dos Santos e Teodoro Sergio de Carvalho Sobreiro, técnico de enfermagem. Além de vários colaboradores que estão sempre apoiando desde o começo do projeto, como a historiadora do município, Romilda Rodrigues e o Geovane do esporte de Ouro Fino. A cozinheira Márcia Dilma Martins, que também faz parte da Equipe da Saúde da Família, ajuda em todas as atividades extras.

A médica também conta que sua equipe é responsável pela doação do que é preciso e enfatiza que o projeto precisa ser mais divulgado e receber mais apoio: “a gente só pede mais incentivo da Prefeitura, que disponibiliza comida e água, mas todo o resto que você está vendo aqui hoje, como a decoração, as comidas típicas, as prendas do bingo, tudo foi doação. Neste evento de hoje foi a primeira vez que tivemos ajuda de fora, porque sempre somos nós, a equipe de Saúde da Família, que colocamos os extras, tudo é dinheiro próprio da nossa equipe. O que falta aqui para nós hoje é um transporte que possa pegar os moradores do Alto da parte de baixo, para alcançar esse público, que a família não está perto ou mora sozinho (a) e não tem com quem conversar. São pessoas que foram tão ativas e hoje se sentem sem utilidade. Então esse é o objetivo do projeto, resgatar essa identidade, lembrando-os sempre que eles ainda têm muito para fazer e para produzir”, finalizou a idealizadora e criadora do projeto.

AnteriorBanda ouro-finense 10Ventura lança seu álbum de estreia “Me Atraso Pra Compromissos”
PróximoEleições Municipais: Toninho Miguel lança sua pré candidatura a prefeito de Ouro Fino