Foi entregue pelo Governo de Minas nesta segunda-feira (30), a nova unidade móvel de coleta de sangue do Estado de Minas Gerais. O ônibus da Fundação Hemominas terá capacidade para atender cerca de 60 candidatos à doação por dia e percorrerá os municípios mineiros onde não há unidades de coleta e doação de sangue.
Segundo o Governo de Minas, este ônibus vai poder capturar doadores em locais onde, até então, as pessoas tinham que viajar para doar sangue.

A unidade móvel contará com dependências internas e áreas externas para recepção e cadastro, além de espaços para conscientização, sala de triagem, sala de enfermagem, cadeiras de coleta e cantina para os doadores.

Para a aquisição do veículo foram investidos à quantia de R$ 2,19 milhões, sendo parte oriunda de recursos da Fundação Hemominas e outra obtida por emendas parlamentares.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, este ônibus será o primeiro de cinco unidades que o governo pretende colocar em circulação para atender todas as regiões de Minas.
“A unidade móvel vai rodar as cidades mineiras, aumentando a capacidade da nossa coleta, que sofreu grande baixa com a pandemia de Covid-19. Temos um estoque bem reduzido e, agora, com este ônibus, vamos aumentar o número de bolsas coletadas em todo o estado” disse.