Ouro Fino e Ottaviano (Itália) trocam apresentações em busca da irmandade entre as duas cidades

0
Alunos do Juvenal Brandão ("print" de vídeo, acima a esq.), Guerino Casassanta (Foto Luís Guilherme Burza, acima a dir), Coronel Paiva (Foto: Luís Guilherme Burza, abaixo a esq.) e da cidade de Ottaviano (foto: prefeitura de Ottaviano, abaixo a dir.) se apresetaram na manhã desta quinta-feira (30)
Co-Working em Ouro Fino

Na manhã desta quinta-feira (30) aconteceu na Câmara Municipal uma vídeo chamada entre representantes de Ouro Fino e da cidade italiana de Ottaviano. Além disso alunos das duas cidades realizaram apresentações, sobre a história cultura e curiosidades das localidades. Esta é mais uma etapa para que a Ouro Fino e Ottaviano se tornem Cidades Irmãs.  

Inicialmente o prefeito de Ottaviano, Biagio Simonetti, em seguida o chefe do executivo municipal de Ouro Fino, Henrique Rossi Wolf fez o uso da palavra, conversando com seu congênere italiano. A conversa foi intermediada por Maria Rosário Barbato, italiana que é professora da UFMG. Depois se apresentaram alunos de escolas da cidade de Ottaviano.

Prefeito de Ottaviano, Biagio Simonetti (acima e ao centro), Prefeito de Ouro Fino, Henrique Rossi Wolf e o Chefe de Governo, Bruno Zucarelli e a intérprete Marisa Barbato, professora da UFMG. (Print: Ascom Câmara Municipal)

Em seguida se apresentaram os alunos da Escola Estadual Coronel Paiva, que falaram sobre a história de Ouro Fino, desde os povoamentos indígenas, antes da fundação, até os dias atuais. Depois foi apresentado um vídeo produzido pelos aluno do Juvenal Brandão, onde eles contam a história e como funciona a Escola deles. Por fim os alunos da Escola Estadual Guerino Casassanta fizeram uma apresentação sobre a música O Menino da Porteira.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A apresentação da manhã desta quinta-feira (30) foi mais uma etapa no processo para que as duas cidades efetivem o projeto de se tornarem cidades irmãs. Em outubro foi realizada uma reunião entre representantes das duas cidades, para tratar de alguns detalhes do assunto, entre eles programar a apresentação desta quinta.

Agora a próxima etapa será de encontros presenciais para detalhar a geminação das cidades. Por fim, para que efetivamente Ouro Fino se torne Cidade Irmã de Ottaviano é preciso que o executivo municipal envie um Projeto de Lei a Câmara Municipal que, após aprovado, deve concretizar a aspiração.

O que são cidades-irmãs?

O conceito moderno de cidades-irmãs surgiu logo dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1947, com o intuito de fomentar a amizade, paz e cooperação entre diferentes culturas, principalmente entre aquelas que estavam em lados opostos no conflito que havia encerrado há pouco tempo. Já no final do século XX e início do XXI, o conceito passou a ser usado para a cooperação nível econômico, cultural e político e de outras áreas, entre as cidades.

AnteriorSindicato dos Servidores Públicos Municipais aprova acordo com Prefeitura
PróximoCobrança de pedágios na MG 290 deve começar em 9 de dezembro