Testemunhas de Jeová relembram o Holocausto

0
Foto: Cortesia das Testemunhas de Jeová
Co-Working em Ouro Fino

Neste sábado (27) é o Dia Internacional da Memória do Holocausto. As Testemunhas de Jeová, lançaram um texto sobre o assunto. As Testemunhas de Jeová também foram perseguidas pelo regime nazista, juntamente com judeus, eslavos, ciganos, homossexuais e pessoas com deficiência.
Abaixo o a integra do texto intitulado “As ‘vítimas esquecidas’ do regime nazista”:

As ‘vítimas esquecidas’ do regime nazista

No dia 27 de janeiro, muitas pessoas ao redor do mundo irão celebrar o Dia Internacional da Memória do Holocausto. Essa data foi escolhida porque marca o aniversário da libertação de Auschwitz — o maior campo de concentração e extermínio nazista, ocorrido há 79 anos.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A instituição desse dia visa educar e conscientizar o público sobre o Holocausto e homenagear oficialmente todas as vítimas do regime nazista. Entre essas estão 6 milhões de judeus e milhões de polacos, eslavos, ciganos, homossexuais e pessoas com deficiência. Além desses, outro grupo perseguido foi as Testemunhas de Jeová.

O professor Detlef Garbe, ex-diretor do Memorial do Campo de Concentração de Neuengamme, disse: ‘As Testemunhas de Jeová, que foram submetidas à perseguição implacável no Terceiro Reich, estão entre as chamadas ‘vítimas esquecidas’ do regime nazista. Durante décadas, elas foram ignoradas […] apesar de um número considerável de Testemunhas de Jeová terem sofrido perseguição e morte.

As Testemunhas de Jeová foram perseguidas e oprimidas porque se recusaram a pegar em armas ou concordar com a ideologia de ódio dos nazistas.

‘As Testemunhas de Jeová foram o único grupo cristão sob o domínio do Terceiro Reich a ser identificado com um símbolo de prisioneiro separado: o triângulo roxo. Elas foram persegui-das apenas por causa de suas convicções religiosas’, diz Fábio Lopes, porta-voz das Testemunhas de Jeová. “Os nazistas ofereceram liberdade se elas renunciassem à sua fé cristã e apoiassem o regime. No entanto, elas foram corajosas e se apegaram aos valores cristãos — lealdade a Deus e amor ao próximo.”

Alguns dados sobre a perseguição às Testemunhas de Jeová pelo regime nazista:

•             Das cerca de 35 mil Testemunhas de Jeová na parte da Europa ocupada pelos nazistas, em torno de 13.400 foram perseguidas pelo regime;
•             Cerca de 11.300 foram presas;
•             Umas 4.200 foram enviadas para campos de concentração;
•             Mais de 1.250 eram menores de idade;
•             Cerca de 600 crianças foram tiradas dos pais à força pelo governo nazista;
•             Pelo menos 72 Testemunhas de Jeová foram mortas por eutanásia;
•             Ao menos 548 (algumas menores de idade) morreram por execução ou homicídio;
•             No total, cerca de 1.600 Testemunhas de Jeová morreram por causa da perseguição;
•             Estima-se que 6 mil Testemunhas de Jeová foram detidas em prisões ou campos de concentração durante a época do Holocausto.

Para saber mais sobre as Testemunhas de Jeová, visite o site jw.org. Todo o conteúdo é gratuito e não é necessário se cadastrar.

Porta-voz das Testemunhas de Jeová
Fábio Lopes
Contato: [email protected]

AnteriorVoluntários da Defesa fazem curso sobre animais peçonhentos
PróximoDécima Feira de Adoção de Cães e Gatos