Assembleia Legislativa pode reconhecer Ouro Fino como “Berço da Imigração Italiana”

0
Ouro Fino pode receber o título de
Ouro Fino pode receber o título de "Berço da Imigração Italiana" em Minas Gerais. Imagem -Observatório de Ouro Fino.
Co-Working em Ouro Fino

Dois projetos de lei relacionados a Ouro Fino tramitam pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, um deles é para que o município receba o título de “Berço da Imigração Italiana” e o outro reconhece Ouro Fino, Jacutinga e Monte Sião como o “Caminho do Imigrante Italiano”. Ambos os projetos foram apresentados pelo Deputado Dalmo Ribeiro da Silva (PSDB) e aguardam para serem votados, provavelmente ainda neste ano de 2022.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Projeto de Lei 3083/2021- “Berço da Imigração Italiana” no Estado de Minas Gerais.

Minas Gerais foi um dos principais destinos da imigração italiana no Brasil. A história e a memória de Minas Gerais estão fortemente vinculadas à participação dos imigrantes italianos na construção do estado e à influência da presença italiana na formação da identidade mineira. A “italianidade” permeia o cotidiano dos mineiros, seja pelos ecos do passado, que em decorrência da intensificação, em época mais recente, das relações diplomáticas, comerciais e de cooperação bilateral com a Itália.

De modo especial, a Região Sul do estado foi a que mais recebeu italianos. Diversos fatores históricos estão associadas ao processo. Mas fato é: naquela parte do estado viriam se estabelecer raízes do “ítalo-mineiro”. A comunidade italiana se sente eminentemente acolhida no Sul de Minas. E um município se destaca neste quesito: Ouro Fino.

A cidade recebeu muitos imigrantes italianos que contribuíram significativamente para a formação cultural do município. Os italianos se constituíram numa grande e respeitada comunidade, e ali preservaram sua cultura, seu modo de vida e suas tradições. Conforme boletim publicado em 1908 pelo Ministério das Relações Exteriores do então Reino da Itália, a Società Umberto Principe di Piemonte já havia se estabelecido em Ouro Fino em 1904, com 20 membros iniciais. O mesmo relatório diplomático informava que, em 1908, Ouro Fino reunia 8.800 imigrantes italianos, enquanto Belo Horizonte, por exemplo, apenas 2.800.

As famílias de origem italiana constituem boa parte da população ouro-finense, o que levou à criação do Circolo Italo Brasiliano di Ouro Fino, com o objetivo de conservar os valores e os costumes de seus antepassados. Regularmente se reúnem e lembram os encontros dos genuínos italianos.

O título de “berço da imigração italiana” é singela, porém justa, homenagem ao município, que historicamente acolheu esta comunidade e com ela se desenvolveu umbilicalmente.

Projeto de Lei 3268/2021- “Caminho do Imigrante Italiano” no Estado de Minas Gerais.

A história e a memória de Minas Gerais estão fortemente vinculadas à participação dos imigrantes italianos na construção do estado e à influência de sua presença na formação da identidade mineira. De modo especial, a Região Sul do estado foi a que mais recebeu italianos. Diversos fatores históricos estão associadas ao processo. Mas fato é: naquela parte do estado viriam se estabelecer raízes do “ítalo-mineiro”. A comunidade italiana se sente eminentemente acolhida no Sul de Minas. Em três municípios, de modo especial: Ouro Fino, Jacutinga e Monte Sião.

Recentemente, por iniciativa de lideranças da comunidade italiana, tem sido discutida a criação do “Caminho do Imigrante Italiano”, entre os três municípios citados. As cidades receberam inúmeros imigrantes que contribuíram substancialmente para suas respectivas formações culturais. Os italianos se constituíram numa grande e respeitada comunidade, e por ali preservaram sua cultura, seu modo de vida e suas tradições.

O reconhecimento ora proposto, além de valorizar a comunidade ítalo-mineiro, constitui oportuno incremento ao turismo regional, pelo que demanda incentivos estruturais, a fim de dotar o Caminho de todo o suporte necessário. Temos, aqui, excelente oportunidade de incentivar e promover o turismo mineiro, ampliando a base de arrecadação e, em especial, proporcionando o desenvolvimento do comércio local, gerando novos empregos e renda.

Dalmo Ribeiro Silva
Deputado Dalmo Ribeiro da Silva (PSDB) (Foto: Facebook)

AnteriorCampanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta quarta-feira em Ouro Fino
PróximoCâmara aprova projeto de lei que regulamenta uso das calçadas por bares e restaurantes