
Aconteceu na tarde desta sexta-feira (27) a inauguração oficial da Casa do Café Com Leite, imóvel adquirido pela Prefeitura de Ouro Fino, onde, em 1913, reuniram-se os governadores de Minas Júlio Bueno Brandão e de São Paulo Cincinato Braga para firmar um acordo que manteve a famosa Política do Café Com Leite que vigorou no Brasil até a Revolução de 1930.
A inauguração contou com a presença do Senador Carlos Viana (PODEMOS/MG), autor de um Projeto de Lei em tramitação, que visa conceder a Ouro Fino o título de Capital Nacional do Café Com Leite. Além dele também estava presente o Deputado Estadual Maurício Lemes de Carvalho (NOVO).
Devido à previsão de chuvas, a solenidade foi realizada no Centro Cultural, onde discursaram o prefeito de Ouro Fino Henrique Rossi Wolf, o chefe de governo Bruno Zucarelli e o Senador Carlos Viana. Na mesma ocasião o vereador Paulo Henrique Chiste da Silva entregou a Carlos Viana o titulo de Cidadão Honorário Ouro-finense. A historiadora Romilda Gomes Rodrigues deu uma aula sobre o período histórico do Café Com Leite e a importância da reunião ocorrida na Casa.
A Banda Musical da Polícia Militar de Minas Gerais estava presente e tocou as músicas durante todo o evento, incluindo o Hino Nacional Brasileiro, quando se deu o início oficial da solenidade. Além disso estavam presentes familiares da pianista e professora Julieta Burza e dos professores José Guimarães e Leyde Moraes Guimarães. Julieta, José Guimarães e Dona Leyde têm salas em suas homenagens na Casa do Café Com Leite.
Após os discursos no Centro Cultural, os presentes foram convidados a conhecer a Casa propriamente dita. Lá prefeito Henrique Rossi Wolf e o Senador Carlos Viana descerraram a placa inaugural do imóvel, que teve recentemente sua faixada reformada.
Senador Carlos Viana
Ao final da solenidade o Senador Carlos Viana concedeu uma entrevista coletiva à imprensa. Na segunda-feira (30) você companha aqui no Observatório de Ouro Fino uma reportagem sobre esta entrevista entrevista.