Influencer Vanessa Guedes realiza neste domingo 1° Desfile Rural

0
Vanessa Guedes. (Imagens: arquivo pessoal. Arte: Diego André de Brito)
Co-Working em Ouro Fino

Vanessa Virgínia Guedes Momesso, autônoma e empreendedora, é conhecida nas redes sociais e principalmente no Tik Tok, onde tem mais de 50 mil seguidores. Vanessa Guedes foi a ganhadora do Prêmio Empresarial e Profissional 2023, na categoria Digital Influencer, realizado pela Garra Pesquisas em Ouro Fino no final do mês de novembro.

Junto com a mãe Zenardi Guedes, professora aposentada, estão organizando um desfile de moda com roupas produzidas com material reciclável. O objetivo desta iniciativa é associar a moda, o artesanato e a criatividade à coleta seletiva, transformando e utilizando-se de materiais, possivelmente inservíveis ou descartados, em peças de roupas que serão apresentadas no desfile.

A reportagem do Observatório de Ouro Fino conversou com Vanessa, que nos contou que a iniciativa incentiva adesão à coleta seletiva, com a confecção de peças com materiais que não seriam reaproveitados. Ela conta também que mora na zona rural, local onde o acúmulo de lixo é grande. Ela cita o exemplo de pessoas que ateiam fogo para a queima do lixo, antes mesmo do recolhimento com o caminhão coletor. Isso era o que ela também fazia, mas que não é por morar na roça que deve viver em um lixão. Ela confessa que sempre gostou de fazer roupa de folhas de bananeira e que posta os looks que produz nas suas redes sociais, onde as pessoas tem gostado muito de acompanhar. “E a folha de bananeira, depois que eu uso, os bezerros comem, as galinhas comem, então a gente não desperdiça nada”, disse a Tik Toker.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A ideia do reaproveitamento surgiu a partir do lixo da lixeira que fizeram fora da chácara, e devido ao fato dos moradores colocarem no local montes de papel, de livros e revistas velhas, jornal, madeira, papelão, TNT, e uma grande quantidade de plástico, que inclusive está sendo reutilizado, remendado e utilizado para cobertura em pequenos ranchos de galinha. “A ideia é passar para as pessoas que é muito desperdício, pois tudo podemos reaproveitar, como borra de café, cinza, restos de alimento, plástico. Tudo dá para ser reutilizado.” Dona Zenardi Guedes, contou que como a filha é cheia de ideias para modelitos, surgiu a ideia de fazê-los com esse material reciclável.

Vanessa se inspirou muito no trabalho de outra influencer, Alessandra Araújo, surgindo a ideia de fazer um desfile rural, em área limpa e verdejante, para poder apresentar os looks feitos com materiais recicláveis.

Ela vai utilizar o material que recolheu do lixo da única lixeira da chácara onde mora. “Agora, imagine em coletando recicláveis de outros lugares. Se juntar todo esse material, será uma grande quantidade. Nós não compramos nada, apenas a cola quente porque é tudo feito à mão com essa cola. Essa é a ideia: reutilizar o que é descartável! Existe a coleta de lixo reciclável, mas as pessoas ainda não se importam muito com isso.”

Vanessa afirma que sua ideia inicial era apenas uma brincadeira, como um dia divertido na roça, e como ela já costuma fazer seus looks aos domingos, sua ideia se transformou em algo que tomou uma proporção muito grande. Quando resolveu colocar seu projeto em prática, tinha consciência que o desfile não teria iluminação, por isso imaginou o desfile sendo realizado durante o dia. Vanessa também contará com ajuda de um fotógrafo e aparelhagem de som, já que inicialmente imaginou utilizar seu recurso próprio, sendo seu celular e uma caixinha de som normal. Mas devido a grande proporção que sua inicial ideia tomou, Vanessa teve a iniciativa de anunciar nas suas redes sociais a ideia de fazer o respectivo desfile e várias pessoas da cidade entraram em contato para fazer uma parceria.

No desfile, marcarão presença na passarela mais de 10 modelos, entre crianças, cadeirantes e adultos, que irão apresentar aproximadamente 18 looks. Entre as modelos que irão desfilar, a Cris é cadeirante e participou de uma luta de Muay Thai em Pouso Alegre. A empresária e designer Paula Megale desenvolveu um modelo especialmente para o desfile.

O evento será realizado neste domingo (21), às 14h, apenas para convidados, na Chácara Guedes, com transmissão pelas redes sociais de Vanessa e do Observatório de Ouro Fino. A Chácara já é conhecida por ser o local onde foi construída às margens da rodovia, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que tem atraído olhares de curiosos e fiéis para contemplar seu tamanho e sua beleza.

AnteriorJuliana Baptista lança livro Fé Sem Maquiagem
PróximoEntrevista com Edgar Fonseca, novo presidente da Academia Ouro-finense de Letras e Artes (AOLA)