Prefeitura lança o programa Saude no Prato 2023

0
Vivian Mara Luz Baratella, nutricionionista da Atenção Básica/ Equipe Multidisciplinar da Estratégia Saúde da Família do Município de Ouro Fino. (Imagens: Arquivo Pessoal e Divulgação/ Prefeitura de Ouro Fino)
Co-Working em Ouro Fino

Com o objetivo de melhorar a alimentação das pessoas de Ouro Fino foi criado ano passado o programa Saúde no Prato 2023: Grupo de Emagrecimento e Alimentação Saudável. Segundo a nutricionista da Atenção Básica e da Equipe Multidisciplinar da Estratégia Saúde da Família do Município de Ouro Fino Vivian Mara Luz Baratella.

O motivo que leva uma pessoa a fazer parte do grupo pode ser perder peso, prevenir doenças, manter o controle da diabetes e pressão arterial, reduzir níveis de colesterol sanguíneo, entre outros. O importante, segundo a nutricionista é que os participantes possam incentivar uns aos outros a alcançar as metas propostas.

“A formação do grupo é uma forma que temos disponível para atender coletividades, que tem como vantagem, atender a um maior número de pessoas em menor tempo” explica Vivian, “estes grupos são criados após a inscrição dos usuários do SUS, nas unidades de saúde da família do município”

Assine o Observatório de Ouro Fino

Ainda segundo a especialista em nutriçaõ para fazer a inscrição basta o interessado deve entrar em contato com o agente comunitário de saúde ou ir diretamente na unidade de saúde da família mais próxima. “Todos podem fazer a inscrição: todas as faixas etárias, homens e mulheres, porém é necessário compromisso com o grupo (assiduidade e pontualidade)” complementa Vivian.

Os encontros acontecem uma vez por semana na própria unidade de saúde onde a pessoa se inscreveu e os horários são variados. A princípio são seis encontros, com duração de uma hora cada, onde é discutido o tema atravez de dinâmicas de grupo e conversas. Os participantes também podem esclarecer dúvidas, propor temas e falar sobre suas realidades alimentares. “Proponho também, uma modificação na alimentação e uma meta a ser alcançada. Outros profissionais também contribuem com o grupo: Psicólogo, educardor físico, entre outros” conta a nutricionista responsável.

Além de Vivian Luz Baratella, que atende os grupos em caso de necessidade os participantes podem ser encaminhados encaminhamos à nutricionista Lidiany Gois, qua atende na policlínica, para que ela faça um planejamento individualizado.

“Convido todos a participar dos grupos. Será um prazer ajudá-los a fazer melhores escolhas alimentares, garantido mais saúde, bem-estar e qualidade de vida” finaliza a nutricionista Vivian Mara Luz Baratella.

As unidades de saúde onde haverá o atendimento o Saúde no Prato 2023 são: ESF (Estratégia de Saúde da Família) São Judas, UBS (Unidade Básica de Saúde) Pastor Douglas Honório Correa (Alto), UBS José de Barros Lemos (Jardim São Paulo), ESF Jardim Centenário, Santo Antônio (Capuchinhos), ESF Jesus Fernandes da Costa Guiné (Jd. Aeroporto), ESF do Bairro de Crisólia.

AnteriorHomem é preso por tráfico no ‘Triângulo das Bermudas’ no Bairro do Alto
PróximoMeteorologia prevê chuvas intensas nos próximos dias